REPRODUTORES E MATRIZES- SUINOCULTURA

3122 palavras 13 páginas
S UINOCULTURA
D INÂMICA
Ano I – No 1 – Abril/1992 – Periódico técnico-informativo elaborado pela EMBRAPA–CNPSA

Reprodutores para produção comercial de suínos Jerônimo A. Fávero1

Renato Irgang2

Variável genética que o produtor introduz na sua exploração de suínos, os reprodutores contribuem
– juntamente com a sanidade, nutrição e manejo, entre outros aspectos – para a produtividade e economicidade da criação.
Os benefícios do melhoramento genético ocorrem de duas maneiras:
• Através da seleção, que resulta em mudanças permanentes e cumulativas, transmitidas através das gerações, dependendo basicamente da herança genética das características selecionadas.
• Pelos cruzamentos que condicionam melhorias não cumulativas, originadas da heterose ou vigor híbrido, não transmitidas através das gerações. Precisam, portanto, ser regeneradas a cada acasalamento.
O trabalho de seleção é desenvolvido por granjas especializadas, normalmente denominadas núcleo ou elite, que apresentam características diferenciadas das outras criações: trabalham com raças puras; possuem plantel mínimo de 60 criadeiras e 10 machos por raça; testam acima de
80% dos animais produzidos; mantêm controles de pedigree; avaliam constantemente as carcaças de uma amostra dos animais produzidos; utilizam
1
2

Eng. Agr., M.Sc., Pesquisador da EMBRAPA–CNPSA
Eng. Agr., Ph.D., Pesquisador da EMBRAPA–CNPSA

Figura 1: O macho representa 50% do material genético do plantel altas taxas de reposição, principalmente para machos. O produtor de animais terminados beneficia-se desse trabalho ao adquirir os machos e fêmeas para formar seu plantel.
Por outro lado, a melhoria propiciada pela heterose, via cruzamentos, entra no processo de produção comercial de suínos não só através do material genético adquirido (fêmeas F1), mas também pelo cruzamento final utilizado para produzir o suíno terminado para a indústria.
Existem várias maneiras de o suinocultor atender às

Relacionados