Reprodu o invitro VT

2484 palavras 10 páginas
Família fez fertilização invitro para que filha pudesse salvar a irmã
Ana Luiza tem uma doença chamada aplasia medular e depende da irmã para sobreviver.

Sem Antônia, nascida há 10 meses, Ana Luiza Cunha da Costa, cinco anos, não teria chance de sobreviver. Sem Ana Luiza, Antônia não teria chance de existir. A irmã mais velha sofre de uma doença rara e depende de um transplante de medula óssea para se salvar. Depois de quase dois anos de buscas, não foi localizado nenhum doador compatível.

Os pais, a professora Gerciani Cunha da Costa, 39 anos, e o militar da Aeronáutica Alex Gularte da Costa, 45 anos, decidiram dar um passo invulgar e controverso para consegui-lo. Procuraram uma clínica de reprodução assistida, produziram 13 embriões, submeteram-nos a testes e descobriram que dois deles tinham 100% de compatibilidade com Ana Luiza. Ambos foram implantados em Gerciani. Um deles vingou. É Antônia, o bebê planejado e programado geneticamente para salvar a irmã.

Este é o primeiro caso do Rio Grande do Sul e o segundo no Brasil, gerando objeções éticas no meio médico. A esperança é de que o transplante entre irmãs, capaz de salvar a vida de Ana, ocorra em no máximo três meses. Faltam apenas alguns exames e o aval dos médicos. Apesar do nervosismo de Gerciani e Alex, Ana Luiza não demonstra preocupação:

— Só o pai e a mãe estão ansiosos.
Os pais se preocupam porque a garota tem a imunidade extremamente baixa. Faz dois anos e oito meses que está proibida de deixar os 200m² da casa de dois andares da família, em Gravataí. Uma queda brusca, um alimento mal cozido ou um resfriado podem matá-la.
Por isso, a mãe fica com o coração aos pulos ao vê-la saracotear de pés descalços atrás de diversão: ela pula do sofá, corre até o quarto, senta no chão para brincar com a irmã. Sem parar.
Cumplicidade entre irmãs
O carinho entre as duas irmãs sobressai. Ana Luiza não aguenta muito tempo sem abraçar e beijar Antônia. Repete que as bochechas da irmã são "uiii", juntando as mãos

Relacionados