Reprodução/fecundação/aparelhos reprodutor feminino e masculino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO
DE
BIOLOGIA

SAMANTHA SANTANA LIMA SANTOS


* Reprodução
* Fecundação
* Aparelho Reprodutor Masculino
* Aparelho Reprodutor Feminino

Introdução
A sexualidade de um indivíduo define-se como sendo as suas preferências, predisposições ou experiências sexuais, na experimentação e descoberta da sua identidade e atividade sexual, numdeterminado período da sua existência.
Hoje em dia, ocorre por parte de alguns estudiosos a tentativa de afastamento do conceito de sexualidade da noção de reprodução animal associada ao sexo. Enquanto que esta noção se prende com o nível físico do homem enquanto animal, a sexualidade tenderia a se referir ao plano psicológico do indivíduo.

Reprodução

A reprodução humana é do tiposexuada,sendo a união de duas células: óvulo(feminina) e espermatozóide(masculina)
Do ponto de vista biológico,o objetivo do sexo é unir dois grupos de informações genéticas,um da mãe e outro do pai,assim formando um bebê que seja geneticamente diferente de seus pais

Fecundação
A fecundação é o nome dado para a união do gameta masculino com o gameta feminino.
Esse processo ocorre na tuba uterinaem até 36 horas após a ovulação.
Durante o ato sexual o homem libera esperma aonde contém espermatozóides ,apenas um espermatozóide consegue entrar no óvulo,a cauda do espermatozóide se degenera e o seu cromossomo se condensa ao ovócito onde sofre meiose.Depois todo o zigoto sofre meiose,apresentando,ao final,23cromossomos maternos e 23 paternos.
Cerca de nove dias depois há como detectar se amulher está grávida ou não.

Sistema reprodutor masculino

O sistema reprodutor masculino é formado por:
Testículos :cada testículo é formado por um emaranhado de tubos e ductos seminíferos .Esses ductos são formados pelas células de Sértoli (ou de sustento) e pelo epitélio germinativo, onde ocorrerá a formação dos espermatozóides. Em meio aos ductos seminíferos, as células intersticiais ou deLeydig (nomenclatura antiga) produzem  os hormônios sexuais masculinos, sobretudo a testosterona, responsáveis pelo desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos e dos caracteres sexuais secundários.
Epidídimos: são dois tubos enovelados que partem dos testículos, onde os espermatozóides são armazenados.
Canais deferentes: são dois tubos que partem dos testículos, circundam a bexiga urinária eunem-se ao ducto ejaculatório, onde desembocam as vesículas seminais. 
Vesículas seminais: responsáveis pela produção de um líquido, que será liberado no ducto ejaculatório que, juntamente com o líquido prostático e espermatozóides, entrarão na composição do sêmen.
Próstata:  glândula localizada abaixo da bexiga urinária. Secreta substâncias alcalinas que neutralizam a acidez da urina e  ativaos espermatozóides. 
Glândulas Bulbo Uretrais: sua secreção transparente é lançada dentro da uretra para limpá-la e preparar a passagem dos espermatozóides. Também tem função na lubrificação do pênis durante o ato sexual.
Pênis: é considerado o principal órgão do aparelho sexual masculino, sendo formado por dois tipos de tecidos cilíndricos: dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso (envolvee protege a uretra). Na extremidade do pênis encontra-se a glande - cabeça do pênis, onde podemos visualizar a abertura da uretra. Com a manipulação da pele que a envolve - o prepúcio - acompanhado de estímulo erótico, ocorre a inundação dos corpos cavernosos e esponjoso, com sangue, tornando-se rijo, com considerável aumento do tamanho (ereção). O prepúcio deve ser puxado e higienizado a fim dese retirar dele o esmegma (uma secreção sebácea espessa e esbranquiçada, com forte odor, que consiste principalmente em células epiteliais descamadas que se acumulam debaixo do prepúcio). Quando a glande não consegue ser exposta devido ao estreitamento do prepúcio, diz-se que a pessoa tem fimose. 
 Uretra: é comumente um canal destinado para a urina, mas os músculos na entrada da bexiga se...
tracking img