O presente trabalho traz a conceituação de Representação social segundo Moscovici junto ao tema DROGAS e sujas correlações.
Podemos entender primeiramente que Representação Social é um conjunto de explicações, crenças e ideias que nos permite formar um dado conhecimento, pessoa ou objeto. Estas Representações são resultantes de uma interação social onde possui algo em comum em um determinado conjunto de indivíduos. Essas pessoas sustentam uma relação com o ambiente na qual permite a mudança emsi mesmo e ao meio em que se encontra.
A Representação Social tem sua primeira sustentação teórica por Serge Moscovici, através de uma obra chamada “A Psicanalise, sua imagem e seu Público”.
Os objetivos da teoria era explicar os fenômenos que giram em torno do homem a partir de uma visão coletiva, sem dispensar a individualidade.
Portanto a teoria de Moscovici esta diretamente relacionada com os estudos das simbologias sociais em nível de macro e micro análise. Tornando como finalidade algonão familiarizado para algo familiarizado, ou seja, categorizar e nomear novas ideias e acontecimentos nos quais não possuía contato anteriormente, o que possibilita compreender e manusear elas a partir de ideias, valores e teorias existentes em nosso interior e que são aceitas pela sociedade.
Partindo deste pressuposto podemos compreender o quanto é importante o tema Drogas, de como se dá a formação das ideias de aderir ou não essa substancia em sua vida.
As drogas nos dias atuais sãobastante comuns nos grupos, mas em contra partida existem pessoas que estão inseridas a esse grupo, mas não aderem ao uso de drogas, como explicar isso?
Um grupo é formado por uma ideologia em comum, mas não podemos dizer que o uso de substancias toxica seja esse conjunto de ideias, o individuo dentro de um grupo onde pessoas usam drogas e ele não usa, pode-se dizer que sua individualidade é de acordo com conceitos internalizados que por sinal é aceito na sociedade, assim essa pessoa não adeque [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 09). Representação social. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Representa%C3%A7%C3%A3o-Social/375440.html

MLA

"Representação social" TrabalhosFeitos.com. 09 2012. 2012. 09 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Representa%C3%A7%C3%A3o-Social/375440.html>.

MLA 7

"Representação social." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2012. Web. 09 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Representa%C3%A7%C3%A3o-Social/375440.html>.

CHICAGO

"Representação social." TrabalhosFeitos.com. 09, 2012. Acessado 09, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Representa%C3%A7%C3%A3o-Social/375440.html.