Representação da áfrica e do negro no livro didático de história

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL Convênio FETRAB-ACEB
Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia Associação Classista de Educação da Bahia Faculdade da Cidade do Salvador

GENILZA SENA DIAS

REPRESENTAÇÃO DA ÁFRICA E DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA

SALVADOR 2010

GENILZA SENA DIAS

REPRESENTAÇÃO DA ÁFRICA E DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIAMonografia apresentada à Faculdade da Cidade do Salvador ACEB/FETRAB, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em História Social e Cultura Afro-Brasileira sob orientação do Profº. Dr. Fernando Reis do Espírito Santo.

SALVADOR 2010

Dedico este trabalho primeiramente aos meus pais, que me deram sempre todo amor e apoio e são o melhor exemplo para seguir. Dedico também a todosque amo. Ao meu esposo Edilton e meus filhos: Pedro e Ana Teresa e aos que me ajudaram de alguma forma nesta caminhada. A todos aqui citados, só me resta agradecer. Obrigada por serem parte de minha vida!

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus pelas oportunidades que me foram dadas na vida, principalmente por ter conhecido pessoas interessantes e amigas, mas também por ter vivido fases difíceis,que foram matérias-primas de aprendizado.

À professora Isabel Cristina Costa pela sensibilidade que a diferencia como educadora, pela amizade, por sua disposição e incentivo que tornaram possível a conclusão desta monografia.

À professora Siomara Moreira pela amizade, confiança e apoio que foi decisivo para a conclusão deste curso.

Ao professor e orientador Fernando Reis por seu apoio einspiração no amadurecimento dos meus conhecimentos e conceitos que me levaram a execução e conclusão desta monografia.

Aos amigos e colegas, em especial, ao professor Lionardo Bispo por estarmos juntos nesta caminhada e compartilharmos mais esta conquista.

―[...] Não estou tentando dividir. Ao contrário, a luta contra o racismo é uma forma de unir as pessoas. O racismo não é problema dosnegros, o racismo afeta a nossa sociedade. A luta contra o racismo não é uma luta contra os brancos. É uma luta para construção de uma sociedade onde várias culturas possam viver em harmonia.‖ Benedita da Silva

RESUMO

Aprovação da Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo escolar esclarece que as aulas, o currículo e o livrodidático devem sofrer alterações. A história da população negra é marcada pela contradição entre o racismo e o mito da democracia racial, por leituras preconceituosas, estereotipadas e de informações equivocadas, extremamente alienantes e restritivas de determinados grupos sociais, como também, o dos africanos. Este quadro é encontrado no sistema educacional, assim como nos livros didáticos. Apartir destas constatações, o presente trabalho tem como objetivo analisar a forma como a história da África e dos africanos foram representados em um dos poucos livros didáticos de história no período anterior ao século XIX, já que é ainda maior o silêncio sobre este período da história africana. A metodologia adotada passa pela análise sistemática do conteúdo do livro didático, identificandotexto escrito e iconográfico, leitura de uma bibliografia referente ao contexto histórico (obras historiográficas), além da análise sobre as idéias construídas e difundidas em cada período retratado. Também, identificou-se entre outros aspectos, como o negro e o escravo foram analisados sob a perspectiva eugênica, a busca de soluções econômicas para a substituição da mão-de-obra que era sustentadapor discursos historiográficos com fortes marcas positivistas. Esta visão de mundo construída através da escola e na sociedade como um todo. Reflete, ainda, sobre a relevância do professor, em relação ao uso do livro, para que ele não venha a ser mero reprodutor de valores hegemônicos, pois o livro didático, muitas vezes, é o único recurso utilizado nas escolas públicas como fonte de aquisição do...
tracking img