reposição hisroeletrolitica

603 palavras 3 páginas
O estresse térmico ocasionado a uma pessoa durante a prática de atividade física pode gerar dois tipos de respostas: em baixos níveis, pode gerar desconforto e fadiga; em níveis mais altos pode ocasionar redução significativa do desempenho. Além desses agravantes, um estresse térmico muito prolongado pode ocasionar uma diminuição drástica na hidratação, redução esta que pode provocar diminuição do volume do sangue, levando a uma diminuição da pressão sanguínea, e afetar o processo transpiratório. O processo de desidratação é um dos fatores que aumentam os níveis de estresse causados pelo exercício, pois eleva a temperatura do corpo, torna as respostas fisiológicas menos expressivas, prejudica o desempenho físico e deixa o organismo mais suscetível a doenças. Tais efeitos são evidenciados de acordo com o nível da desidratação, indo de processos leves até perdas acentuadas.
Segundo Brito a reposição tanto hídrica quanto de nutrientes é uma necessidade que está relacionada diretamente com a intensidade, com a duração do exercício e com a temperatura do local da prática. Como o organismo tem pouca habilidade de solicitar hidratação na mesma proporção em que perde, o autor indica que seja ingerida uma quantidade generosa antes da prática, pois tal ação pode retardar o quadro desencadeado pelo processo de desidratação, contribuindo para a otimização do desempenho.
A avaliação do estado de hidratação corporal antes, durante e após o exercício físico é de fundamental importância por ser um fator determinante de desempenho para a prática de atividades físicas principalmente para a prática constante, além de ajudar a prevenir ou evitar os problemas de saúde provocados pelo estado de desidratação.
A manutenção da temperatura corporal pode ser limitada efetivamente por um estado de hidratação inadequado afetando a termorregulação do organismo, resultando assim em respostas fisiológicas, como decréscimo no desempenho, danos termais e, em casos severos, até mesmo a morte. A

Relacionados