Reposição de Aula RH II Faibi

274 palavras 2 páginas
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga - FAIBI
Administração de Recursos Humanos II
Prof° Sergio Roberto Deri
Aluna: Mariana Leal Vieira – RA: A010-173
Atividade para Reposição de Aula
Texto 1.
Embora haja uma forte tendência a serem equiparados os conceitos de
Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, na prática isso não se aplica, uma vez que a nomenclatura Gestão de Recursos Humanos trata o indivíduo como mero recurso dentro da organização, restringindo as pessoas, por levar em consideração que, assim como existem os outros recursos dentro da organização, tais como recursos financeiros e materiais, por exemplo, existem também os recursos humanos. Já Gestão de Pessoas, por sua vez, considera os indivíduos como parceiros e colaboradores da organização, e não empregados apenas.
De acordo com Idalberto Chiavenato, e com base em estudos realizados a cerca dos processos gerenciais desenvolvidos no passado, “não é simplesmente o nome que se dá à estrutura que indica o que realmente as organizações irão fazer, mas ainda sim, o tipo de nomenclatura revela a concepção que a organização tem sobre as pessoas quanto a si mesmas.”.
Texto 2.
Esse tipo de recrutamento onde as características físicas do candidato eram levadas em consideração está ultrapassado. Atualmente, os conhecimentos, habilidades e atitudes são cruciais na determinação dos candidatos para a vaga a ser preenchida. O candidato está resguardado judicialmente contra esse tipo de preconceito na hora de ser avaliado, podendo a empresa ser processada e tendo como conseqüências ter que pagar indenizações, o que não é nada viável para a saúde financeira da organização. Portanto, como gestora de pessoal dessa empresa, eu adotaria outros itens classificatórios para os candidatos

Relacionados