Report Inovacao Setor Publico Innoscience

4001 palavras 17 páginas
GESTÃO DA INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
A METODOLOGIA DO OCTÓGONO DA INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO.

Elaborado por: Felipe Ost Scherer
Sócio Fundador da Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação
Atualizado em Janeiro de 2015

Copyright 2015 – Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação

GESTÃO DA INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
Os Desafios do Setor Público

4

Setor Privado x Setor Público

6

Barreiras para Inovação no Setor Público

8

Octógono da Inovação no Setor Público

10

Exemplos De Gestão Da Inovação No Setor Público

18

Ferramentas de Gestão da Inovação

24

Sobre o Autor

31

Sobre a Innoscience Consultoria

32

Contatos

33

Página 3

OS DESAFIOS DO SETOR PÚBLICO

APRESENTAÇÃO

A inovação vem ganhando cada vez mais espaço no setor público. Assim como esse tema se difundiu na iniciativa privada nos últimos dez anos, as instituições públicas e seus gestores também começam a enxergar as possibilidades decorrentes de uma abordagem estruturada de gestão da inovação.
Os desafios relacionados ao setor público são muitos. Dependendo da esfera e do objetivo do órgão em análise, as necessidades mudam. O combate a desigualdade, o excesso de burocracia, serviços ineficientes (em qualidade ou quantidade), o combate a corrupção ou mesmo a mudança das expectativas dos cidadãos quanto aos serviços prestados pressionam os governantes. Desafio existem quanto a políticas públicas referentes ao meio ambiente, criminalidade e desigualdade social.
Somado a isso a impossibilidade de aumento da carga tributária e a baixa motivação de colaboradores de boa parte dos órgãos públicos criam um contexto que precisa ser trabalhado de forma estruturada e proativa para mudar.
Recessões e crises requerem uma habilidade de todos os setores para buscar maior eficiência e alternativas para operarem em situações adversas. Afora isso, a crescente pressão por melhores serviços e o limite da capacidade das empresas em pagar mais impostos geram uma pressão para que o estado cumpra seu

Relacionados

  • 2011 3 Paula
    46630 palavras | 187 páginas