REPENSANDO O MÉTODO 5S PARA ARQUIVOS

338 palavras 2 páginas
REPENSANDO O MÉTODO 5S PARA ARQUIVOS

Palavras-chave: Método 5S, Arquivo, Avaliação, Tabela de temporalidade.
1 INTRODUÇÃO
A chegada de uma nova metodologia de trabalho ou comportamento, pode motivar positivamente muitas pessoas. Nos anos 90, vários grupos de profissionais tentaram trazer para o cotidiano brasileiro esta atitude de comportamento no cotidiano japonês: o Método 5S.
O método foi experimentado em vários locais de trabalho seja no setor industrial, de comércio, de serviços e também em bibliotecas (VANTI, 1999). Em muitos destes ambientes com expressivo sucesso. Em outros já nem tanto.
Um método não é, necessariamente, bom ou ruim intrinsicamente. Seu sucesso, muitas das vezes, dependerá da qualificação e sensibilidade de seus aplicadores. Da sensibilidade em observar as especificidades do objeto a ser aplicado o método e, da qualificação, em estar preparado para lidar com os elementos existentes no entorno do ambiente ao qual o método será aplicado. Neste trabalho nos propomos a salientar a particularidde de ambiente de arquivo e o como isso pode afetar a implantação do Método 5S. Será, como apontaremos, necessário que os implantadores do método tenham sensibilidade de se consultarem com um profissional qualificado em arquivos, caso os mesmos não tenham esta qualificação, para que o resultado da implantação tenha então o sucesso esperado.
Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, n. 22, 2º sem. 2006 71As próximas seções estão organizadas da seguinte forma. Na Seção 2 daremos uma breve visão histórica da crescente importância do fazer arquivístico. A Seção 3 trata dos procedimentos já amplamente utilizados pelos profissionais de arquivo para avaliação de

documentos. Fazemos uma apresentação do histórico do Método 5S na Seção 4 para depois apontarmos na Seção 6 a extensão que se faz necessária para utilizarmos este método de forma mais segura em arquivos. Porém antes de apontarmos esta

Relacionados