REPENSANDO O LIVRO DID TICO DE LITERATURA

516 palavras 3 páginas
REPENSANDO O LIVRO DIDÁTICO DE LITERATURA
Com base nos textos Reflexões sobre o livro didático de literatura e A escolarização da literatura no ensino médio, responda as seguintes questões:
a) No tópico intitulado “2. Diversidades de livros”, do texto Reflexões sobre o livro didático de literatura, há um quadro (p. 106-107) no qual são elencados alguns problemas encontrados nos livros didáticos de literatura. Leia o quadro e depois explique, com suas palavras, porque tais problemas podem ser considerados como escolarização inadequada da literatura.

Ao analisar o quadro percebemos explicitamente que os problemas estão apontando para seus autores, suas obras, a escolha dos textos contidos nelas, assim como a falta de textos, (pouca quantidade) visto que os livros de literatura poderiam explorar isso mais, outro ponto que merece destaque é a fragmentação dos textos, ou seja, quando poemas aparecem são incompletos apenas para ilustrar um traço de estilo de época, a repetição inadequada, a escassez de textos em prosa por inteiro, como um romance, um conto enfim, o erro nas referências bibliográficas, no trabalho com as figuras de linguagem, a não utilização e exploração de outros gêneros literários e autores contemporâneos. Os autores estão preocupados com a divulgação, com a quantidade de exemplares e reedições esquecendo-se da qualidade que é o mais importante que os livros literários têm a nos transmitir, o conteúdo, a reflexão, o pensamento crítico do aluno. Consequentemente a partir do já citado nos mostrando os problemas, onde está o erro quanto à escolarização inadequada, insuficiente da literatura. Acredito que a escolarização inadequada da literatura está exatamente no contido nos livros didáticos, ou melhor, no não contido, nos autores que produzem suas obras incompletas, na transferência do livro literário para o material didático; a má utilização das propostas de estudos a partir da leitura dos textos, e também no “professor” que se limita a seguir e

Relacionados