repemortag

1182 palavras 5 páginas
Diferenças entre documentário e reportagem
Muitas vezes, o documentário é confundido com a reportagem. Afinal, ambos procuram tratar seus temas de forma aprofundada, apoiando-se na realidade imediata e no registro de imagens, falas, gestos, diálogos e expressões. Essa ``interseção'' entre ambos gêneros contribui para que ocorram distorções na classificação dos documentários. Não foram poucas as vezes em que Ônibus 174, por exemplo, foi exaltado pelos seus ``méritos jornalísticos''.
Jean-Jacques Jespers, na sua obra Jornalismo televisivo, desta-ca que o documentário ``fala na primeira pessoa, confessa a sua subjetividade, enquanto a grande-reportagem ou o inquérito escondem esta subjetividade sob uma pretensão à universalidade'' (JESPERS, 1998, p.175). O documentário resulta de um olhar pessoal sobre determinado fato, acontecimento, assunto ou tema, baseado no ponto de vista do documentarista. É uma obra de autor, com premissas e estética particulares. A reportagem, por sua vez, busca a formulação de um``retrato completo'' sobre determinado fato, valendo-se de procedimentos como a apresentação de diferentes pontos de vista e a utilização criteriosa das citações para criar o status de imparcialidade. Como bem disse Jespers, qualquer opinião dos ``media sobre o real é, por definição, parcial. O documentário de criação reivindica, de algum modo, esta limitação'' (idem, p.175).
Outra diferença entre os gêneros diz respeito à utilização das imagens e da voz em off30 . Na reportagem televisiva, as imagens têm um papel ilustrativo, confirmando tudo o que é dito pelo jornalista ou pelos entrevistados. Elas também são sempre sobrepostas pela voz em off que, por sua vez, procura explicar as imagens apresentadas no ecrã. No documentário, o off não é um elemento obrigatório e, por isso, as imagens ganham maior importância, pois não são utilizadas apenas para ilustrar textos ou falas - elas têm significado em si mesmas. Como explica Penafria, ao contrário do que

Relacionados