Repartição da renda nacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REPARTIÇÃO DA RENDA NACIONAL

1. INTRODUÇÃO
Todo país almeja e trabalha em prol do crescimento econômico. O Brasil não é diferente. A questão maior é saber se o crescimento econômico gera desenvolvimento econômico ou não. É em virtude disso, que se fazem importantes estudos sobre a repartição da renda, de forma que assim, é possível verificar se o crescimento econômico está, verdadeiramente,gerando desenvolvimento econômico.
Abordarei brevemente conceitos teóricos que possuem fundamental importância para compreensão e análise do desenvolvimento econômico humano, assim como os meios de mensuração do grau de concentração de renda, apresentando dados estatísticos dos níveis de desigualdade no Brasil por meio de análises isoladas e comparativas com outros países também considerados emdesenvolvimento.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
É correto dizer que um país está crescendo economicamente quando este apresenta aumento constante da renda per capita . Como resultado deste crescimento, temos diversas mudanças estruturais na sociedade como a ampliação do sistema escolar e de saúde, redução nas taxas de mortalidade, etc.
Porém, como dito anteriormente, a grande questão é se odesenvolvimento econômico e humano que, por sua vez, é um processo paralelo ao de crescimento econômico, está favorecendo a maior parte da população com essas mudanças. O crescimento econômico tem que proporcionar tal desenvolvimento para esses indivíduos de forma que apresentem melhorias na qualidade de vida, tenham maior poder aquisitivo, maior acesso a essas mudanças estruturais que o crescimentoeconômico proporciona.
Como detectar se o crescimento de fato gera desenvolvimento? Pode-se constatar se o objetivo (desenvolvimento econômico e humano) está sendo adquirido por meio de pesquisas, indicadores sociais e estudos sobre a distribuição da renda. Esses estudos e pesquisas, como por exemplo, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE, permitem que tenhamos uma idéiaquantitativa do nível
A forma mais utilizada de mensurar o grau de concentração de renda de uma sociedade é o Índice de Gini. O Índice de Gini é obtido pela curva de Lorenz e mede o grau de desigualdade existente na distribuição de renda segundo a renda domiciliar per capita.
Fig. 1 – Curva de Lorenz

O coeficiente de concentração de Gini varia de 0, quando não há desigualdade (ou seja, a rendade todos é a mesma), a 1 quando a desigualdade é absoluta (apenas um indivíduo detém toda a renda da sociedade e os demais indivíduos não possuem renda).
Embora não haja uma teoria específica para a determinação da distribuição da renda, sabe-se que existem várias maneiras diferentes de tratar e analisar a desigualdade. O propósito deste trabalho, no entanto, não é abordar os problemasmetodológicos e as possíveis limitações nos dados coletados, usarei os dados já existentes e as formas mais usuais de análise da distribuição de renda.

3. BRASIL E A DISTRIBUIÇÃO DE RENDA

O Brasil que é um país de origem escravocrata tem, desde a sua fundação, elevado grau de concentração de renda e riqueza. Esse modo de poder econômico permeia o motivo de o país possuir uma estrutura política deconcentração, paternalista na maior parte de sua história. Segundo o professor Marcio Pochmann, a enorme concentração da renda e da riqueza é marca registrada do país.
Mesmo com o país passando por diferentes fases (colônia, império, república), não houve alterações significativas no aspecto distributivo do país, ou seja, o coeficiente de desigualdade de renda permanece estável como se pode observarnas tabelas abaixo.
Fig. 2 – Índice de Gini, Brasil e Grandes Regiões






Fig. 3 – Renda Desigualdade
Renda – desigualdade – Coeficiente de Gini
2005 2006 2007 2008 2009
Brasil 0,569 0,563 0,556 0,548 0,543


Fonte: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
Entre 2003 e 2010 (período do governo Lula) houve muitas modificações no nível social. O presidente...
tracking img