Reparo tecidual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O processo de reparo ou cicatrização é uma seqüência de eventos que ocorre após a remoção dos agentes desencadeantes de uma reação básica de defesa do organismo,ou seja a inflamação . Este mecanismo de defesa poderá ser originado por agentes infecciosos como,por exemplo, bactérias, fungos e vírus; e por agentes externos ou não infecciosos,como traumatismo e, ate mesmo, decorrentesde procedimentos iatrogênicos desenvolvidos por cirurgião –dentista quando do tratamento odontológico .
A inflamação e caracterizada em fases distintas de acordo com suas características clinicas locais e ou sistêmicas. Envolve aspectos semiológicos com referencia a sinais e sintomas , e as aspectos microscópios das população celulares localizada nas determinadas fases de evolução da reação,podendo assim, em associação com estas características, determinar as fases agudas e crônicas do processo,passando por uma fase intermediaria subaguda ou subcrônica .
A permanência da fase crônica da inflamação demonstra que o agente flogógeno que deu origem ao processo de defesa ainda permanente no local da lesão,e mantém a atividade flogística ou inflamatória na região,indicada naquelelocal,a necessidade da chegada de células de defesa para identificação e eliminação do possível agente flogógeno.
Com a remoção do agente irritante, não é necessário esta manutenção da atividade flogística , portanto, há uma evolução desse processo crônico para o reparo definitivo da lesão.
É importante considerar que o processo de reparo só se inicia com a inflamação e somente chega ao seu final coma retirada definitiva dos agentes irritantes que evocaram essa resposta inflamatória do organismo.
Para o desenvolvimento da inflamação é importante a presença dos seguintes fatores: sangue, tecido conjuntivo e microcirculação, do contrário é impossível ao organismo reagir perante os agentes flogógenos.
O reparo das lesões pode ocorrer por dois processos: regeneração ou cicatrização, isto nadependência da capacidade regenerativa das células afetadas, extensão da lesão e atividade proliferativa do estroma conjuntivo.
No processo de regeneração é importante a característica das células envolvidas no reparo, podendo ser classificadas em lábeis, estáveis e permanentes; de acordo com o seu tipo, pode responder ao processo de reparo. Por exemplo as células lábeis se reproduzem por toda avida como no tecido epitelial e sanguíneo, outras apenas quando lesadas. Como exemplo têm-se os fibroblastos, osteoblastos, condroblastos, células musculares lisas e células endoteliais, ou seja, células derivadas da linhagem mesenquimal, e no caso específico, presentes no tecido conjuntivo da região do periodonto apical.
As doenças mais freqüentes no periodonto apical são de natureza inflamatóriapromovidas pela morte total ou parcial do tecido pulpar, principalmente de etiologia bacteriana decorrentes da evolução da doença cárie. A cárie quando não tratada gera o compromentimento do tecido pulpar coronário e radicular. As toxinas bacterianas chegam à região periapical promovendo alterações profundas no tecido conjuntivo do ligamento periodontal, provocando a inflamação.
Com o tratamentoendodôntico efetuado dentro dos princípios biológicos e em condições que promovam a sanificação do canal radicular até o limite apical, inicia-se o processo de reparo.
Os eventos que compreendem o processo de reparo podem ser caracterizados em 4 fases: lesão, inflamação, proliferação e remodelação. A injúria do ligamento periodontal inicia a fase inflamatória, pela ativação de vários sistemas emforma de cascatas, como o siatema da coagulação, complemento e cininas. Os sistemas de cascatas são processos dinâmicos que se interrelacionam e promovem alterações no microambiente, produzindo vasodilatação dos vasos adjacentes, diminuindo o pH e a tensão de oxigênio e aumentando a concentração local de lactatos. Como resultado dessas atividades, uma população de células começa a invadir a área...
tracking img