República

Páginas: 7 (1692 palavras) Publicado: 2 de abril de 2011
BRASIL - REPÚBLICA VELHA (1889 - 1930)

República da espada (1889-1894)

1) Significado da implantação da república: ela surgiu muito mais devido às dificuldades do império que da existência de uma consciência coletiva. Abriram-se novas oportunidades para o exército e para os cafeicultores.

2) Governo provisório de Deodoro (1889-1891): promulgação da constituição de 1891 com as seguintescaracterísticas:
liberal (o estado de sítio era um instrumento repressivo para ser usado em casos de emergência)
manutenção do sistema de propriedade vigente
ausência de legislação social (a constituição se atém aos aspectos políticos da organização do país)
voto “universal” masculino e aberto (instrumento fundamental para as elites agrárias assegurarem a sua dominação)
secular (separaçãoigreja e estado)
federalista (o que assegurava às oligarquias o controle da política regional já que os estados eram autônomos)

1) Governo constitucional de Deodoro (1891): eleito pelos constituintes (indiretamente), seu governo representou a necessidade da presença militar para consolidar o novo regime. Influenciado pelo ideal positivista e pelas classes médias urbanas buscou, sem sucesso, umapolítica de modernização do país. Sucessivos confrontos com as elites políticas de SP e com a marinha fizeram-no renunciar.

Encilhamento (ministro Ruy Barbosa): tentativa de estimular a criação de empresas industriais e comerciais através de uma política emissionista e de empréstimos externos. Acabou gerando um movimento especulativo e a criação de diversas “indústrias fantasmas” devido aausência de mecanismos de controle.

2) Governo de Floriano Peixoto (1891-94): contando com apoio fanático de setores progressistas urbanos e militares, ele conseguiu reprimir as revoltas armadas do período e garantiu a consolidação do novo regime (marechal de ferro). Nas eleições de 1894, Floriano apoia a oligarquia cafeeira que o sustentou nos momentos decisivos.
Revoltas do períodoFloriano Peixoto (1893):
1 Revolta da armada: movimento monarquista liderado por Custódio de Melo e Saldanha da Gama duramente reprimido pelo presidente com apoio dos cafeicultores paulistas
2 Revolução federalista: luta política entre as elites locais do RS. Júlio Castilhos defendia o governo central e liderava o grupo republicano (chimangos). Gaspar Martins defendia a descentralização do poder eliderava o grupo federalista (maragato). A vitória final coube aos castilhistas com apoio de Floriano.

República Oligárquica (1894-1930)

1) Quadro político:
1- Coronelismo - mandonismo local das elites agrárias garantido pela inexistência de justiça eleitoral e pelo voto aberto. A manipulação do voto e a fraude eram a norma (voto de cabresto)
2- “Política dos governadores” - Durante ogoverno de Campos Sales (1898-1902) estabeleceram-se acordos com os governos estaduais a fim de garantir congressos dóceis às diretrizes presidenciais. Os acordos foram firmados a partir da necessidade de negociar a dívida externa (funding loan), herança recebida do encilhamento. Em troca o presidente não interviria em assuntos locais. Esta política beneficiava, principalmente, os estados maisricos.

3- “Política do café com leite” - Acordo das duas oligarquias mais poderosas do país (SP e MG) para escolher o presidente
A política na república velha nunca levou o povo em conta. Ele era instrumento de um jogo que não participava.

2) Quadro econômico
1 Café - a principal atividade econômica do país vivia um grande problema desde o final do século XIX: superprodução. A solução sóviria no governo Rodrigues Alves (1902-1906) através do convênio de Taubaté. O governo deveria se encarregar de comprar o excedente do café com financiamento estrangeiro.
2 Indústria - O café mais beneficiou que atrapalhou a indústria: ele criou mercado interno, desenvolveu a infra-estrutura e os cafeicultores foram os primeiros investidores. Durante a 1ª guerra mundial, o país teve um salto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • republica
  • REpublica
  • A republica
  • A Republica
  • O que é Republica
  • A REPUBLICA
  • republica
  • republica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!