Renuncia do papa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

A renuncia do papa Bento XVI foi uma surpresa para todos, vamos apresentar alguns que pode ter levado a renuncia dele. Mostraremos como é o processo de escolha para o cargo mais importanteda Igreja Católica, o papa.


A renuncia do Papa bento XVI

O mundo se surpreendeu com a notícia da renuncia do papa Bento XVI, de 85 anos que deixará o papado no dia 28 deste mês. Segundo oprofessor de direito canônico (religioso) da Universidade Católica de Brasília (UCB), é necessário urgentemente uma renovação na Igreja e acredita que o novo papa deve ser um “agregador”.
O processo deescolha do novo papa começa imediatamente após a renúncia. O padre jesuíta Luís Corrêa Lima, professor da Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), explicou que essa fase inicial échamada de período de conversas prévias. Pela legislação que rege a eleição, há um prazo de 15 dias para esperar pelos ausentes até que comece o conclave, o que deve ocorrer de 15 a 20 de março.Conclave é uma expressão que vem do latim e significa “com chave”, reúne 209 cardeais com menos de 80 anos, que dentre eles apenas 117 votarão no conclave. Dos eleitores, 67 foram escolhidos por Bento XVI e50 por João Paulo II. O processo de escolha começa com um juramento de segredo absoluto sobre todos os procedimentos.
Cada continente será representado no conclave por um determinado número decardeais: Europa 61, América Latina 19, América do Norte 14, África 11, Ásia 11 e Oceania 1. Os países com maior número de cardeais representantes são: Itália com 28, Estados Unidos com 11, Alemanha com 6,Brasil, Espanha e Índia com 5 cada um.
O processo de votação, que é quase como um ritual, é seguido rigorosamente começando, com a cédula que é dobrada duas vezes antes de ser levada ao altar, ondese encontra uma urna. Antes de depositar a cédula na urna cada cardeal pronuncia: “Invoco como testemunha Cristo Senhor, o qual me há de julgar, que o meu voto é dado àquele que, segundo Deus, julgo...
tracking img