Renuncia de janio quadros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A RENUNCIA DE JANIO QUADROS

Domicio Pinheiro/17.09.1958/AE
Na campanha eleitoral, a vassoura virou símbolo da limpeza que Jânio faria contra a corrupção e a imoralidade.

A renúncia de JânioQuadros à Presidência da República, um dos fatos mais inusitados da história do país, completa 50 anos. Mesmo com uma gestão de apenas sete meses, Jânio alegou que “forças terríveis” o levaram a tomaresta decisão. A ação, que abriu caminho para o golpe militar de 64, fez com que o então presidente se tornasse uma das figuras mais complexas da política brasileira.
De acordo com a cientistapolítica Vera Chaia, da PUC (Pontifícia Universidade Católica), o Brasil poderia ter evitado o regime militar se Jânio não tivesse renunciado.
A partir da renúncia, os militares passaram a se organizarpara potencializar um projeto político para o Brasil, que impediriam Goulart (João Goulart, vice que sucedeu Jânio após a renúncia de governar de qualquer forma).
Já o cientista político RogérioSchmitt acredita que naquele momento histórico, a democracia não tinha defensores entusiastas. Para ele, tanto a esquerda, quanto a direita, tinham ameaças constantes de ruptura na ordem democrática.
- Aquestão era: quem daria o golpe primeiro. Neste caso, foram os militares.

Político controverso e articulador
Natural de Campo Grande, no Mato Grosso do sul, Jânio da Silva Quadros estabeleceu suacarreira política em São Paulo. Ele começou como professor na capital paulista, depois se elegeu vereador e deputado estadual, até se tornar prefeito em 1953. No ano seguinte, foi eleito governador doEstado de São Paulo, derrotando Adhemar de Barros, um dos seus maiores inimigos políticos.
Começou sob a bandeira do PDC (Partido Democrata Cristão), com o qual rompeu logo após. Em 1958, sempremostrando desprezo pelos partidos, ganhou a eleição para deputado federal pelo Paraná no PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).
Jânio tinha a intenção de chegar à Presidência. Com o apoio do...
tracking img