Rensenha Fundamentos da Arquitetura

922 palavras 4 páginas
Resenha do livro Fundamentos da Arquitetura, de Lorraine Farrelly
Bruno Giometti Suman B12

Introdução

O arquiteto ao realizar um projeto necessita conhecer os diversos fatores que dizem respeito ao ambiente urbano a qual ele está inserido, assim como edificação propriamente dita. Dentre esses fatores, tem-se: função, materialidade, estrutura, controle de luz e som, vento, geografia, entre outros. A arquitetura não se limita em projetos de espaços ou edificações, pode também envolver projetos de ruas e cidades. Em ambos os casos, o arquiteto busca um ambiente confortável para o uso humano, usando da comunicação visual para obter uma experiência sensorial completa.

Capítulo 1
Contextualizando a Arquitetura

Neste capítulo, é apresentado o conceito de “contexto” na arquitetura, que diz respeito ao local onde as edificações serão construídas. Tal contexto é muito utilizado pelos arquitetos, depois de diversos estudos, para que algumas relações possam ser estabelecidas entre o que está sendo proposto e o local onde isso se concretizará. Essas relações são basicamente duas: de total integração, na qual a conexão entre edificação e terreno é tão grande que pode se dizer que aquela se camufla neste, ou de destaque, quando há uma clara distinção entre a obra e o seu entorno. Nos estudos dos arquitetos para que tais fins sejam alcançados são considerados temas como o sítio em si e toda a sua topografia, o clima e a orientação, materiais de construção e todo um entendimento da paisagem do local.

Capítulo 2
A História e os Precedentes

A base deste capítulo é a ideia de que tudo o que se produz atualmente é resultante da evolução de conceitos que se iniciaram há muito tempo atrás. Não só na arquitetura, mas nas artes em geral, toda criação se faz por precedentes. E entender esses precedentes possibilita uma inter-relação entre os desenvolvimentos materiais, físicos e formais explorados por outros arquitetos e a resposta que se da a isso é a base da

Relacionados