Renovação do serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Discorrer sobre as três perspectivas de Renovação do Serviço Social Brasileiro

Ao longo do processo ditatorial José Paulo Netto distingue a constituição de três perspectivas de Renovação do Serviço Social Brasileiro, são elas: Perspectiva Modernizadora, Perspectiva de Reatualização do Conservadorismos e a Perspectiva de Intenção de Ruptura.

A Perspectiva Modernizadora

A perspectivamodernizadora constitui a primeira expressão de renovação do serviço social no Brasil. Esta perspectiva encontra sua formulação afirmada nos resultados do primeiro "Seminário de Teorização do Serviço Social" realizado em Araxá em 1967 e se desdobra nos trabalhos apresentados no Seminário de Teresópolis em 1970, ambos promovidos e patrocinados pelo CBCISS (Comitê Brasileiro da ConferênciaInternacional de Serviço Social).
O eixo que atravessa o Seminário de Araxá é o transformismo a conservação do Serviço Social tradicional sobre novas bases. Foi destaque neste seminário a clássica diferenciação entre os níveis de intervenção macrossocial e microssocial já que no nível macrossocial temos o perfil profissional do assistente social voltado para a formulação de políticas sociais e no nívelmicrossocial temos o papel do assistente social na execução terminal das políticas em um relação direta com os usuário dos serviços.
Além desta divisão entre níveis macro e microssocial uma outra ideia mereceu destaque neste seminário já que mostra o papel do positivismo, na forma de estrutural - funcionalismo. Trata-se do princípio da globalidade, que sustenta que o indivíduo deve seranalisado na sociedade. Esta formulação remete ao princípio da globalidade para a analise baseada na relação ator - sistema própria do estrutural - funcionalismo ou seja, o ator é um indivíduo que internaliza normas e valores do seu meio social, desenvolvendo assim um comportamento adaptativo.
Já o Seminario de Teresópolis foi organizado com o propósito de analisar a questão da metodologia profissionaldo Serviço Social. Neste sentido ganhou destaque as idéias apresentadas por Lucena Dantas. Para Dantas o método profissional é o método científico aplicado ou seja, o que opera através do diagnóstico e da intervenção planejada.
Na formulação apresentada neste seminário aparece o papel da razão instrumental (técnica, formal, abstrata, calculista) na qual a intervenção profissional estácomandada por uma racionalidade calculista de um indivíduo que opera em um mundo coisificado de mercadorias. Além disso, foi exposto que esta racionalidade possibilita também um maior controle por parte das grandes burocracias das práticas profissionais.
Os textos finais destes dois seminarios - o Documento de Araxá e o Documento de Teresópolis expressam a consolidação modelar da tentiva de se adequaras (auto) representações profissionais do serviço social às tendencias socio - politicas impostas pela ditadura. Sendo assim, se observa que as primeiras expressões da renovação do Serviço Social Brasileiro estão consubstanciadas nestes documentos.

A Perspectiva de Reatualização do Conservadorismo

É uma perspectiva de origem católica conservadora que reivindica a relação "cara a cara" noespaço microssocial ressaltando assim a reivindicação da entrevista e do princípio da autonomia nestes espaços. Segundo José Paulo Netto os valores que norteiam a prática profissional são cristãos e o Serviço Social é posto como uma intervenção que se inscreve rigorosamente nas fronteiras da ajuda psicossocial.
Nesta perspectiva coloca-se a temática da intersubjetividade, do diálogo, ou seja, dalinguagem como instrumento de trabalho. A transformação social é entendida como crescimento da pessoa e o objeto de intervenção profissional é caracterizado como situação existencial problema (SEP).
Esta pespectiva busca, através de uma leitura simplificada, e portanto, empobrecida da fenomenologia, criticar o positivismo no Serviço Social, negando a separação sujeito - objeto, se propondo...
tracking img