Renovação do serviço social

Discorrer sobre as três perspectivas de Renovação do Serviço Social Brasileiro

Ao longo do processo ditatorial José Paulo Netto distingue a constituição de três perspectivas de Renovação doServiço Social Brasileiro, são elas: Perspectiva Modernizadora, Perspectiva de Reatualização do Conservadorismos e a Perspectiva de Intenção de Ruptura.

A Perspectiva Modernizadora

A perspectivamodernizadora constitui a primeira expressão de renovação do serviço social no Brasil. Esta perspectiva encontra sua formulação afirmada nos resultados do primeiro "Seminário de Teorização doServiço Social" realizado em Araxá em 1967 e se desdobra nos trabalhos apresentados no Seminário de Teresópolis em 1970, ambos promovidos e patrocinados pelo CBCISS (Comitê Brasileiro da ConferênciaInternacional de Serviço Social).
O eixo que atravessa o Seminário de Araxá é o transformismo a conservação do Serviço Social tradicional sobre novas bases. Foi destaque neste seminário a clássicadiferenciação entre os níveis de intervenção macrossocial e microssocial já que no nível macrossocial temos o perfil profissional do assistente social voltado para a formulação de políticas sociais e nonível microssocial temos o papel do assistente social na execução terminal das políticas em um relação direta com os usuário dos serviços.
Além desta divisão entre níveis macro e microssocial umaoutra ideia mereceu destaque neste seminário já que mostra o papel do positivismo, na forma de estrutural - funcionalismo. Trata-se do princípio da globalidade, que sustenta que o indivíduo deve seranalisado na sociedade. Esta formulação remete ao princípio da globalidade para a analise baseada na relação ator - sistema própria do estrutural - funcionalismo ou seja, o ator é um indivíduo queinternaliza normas e valores do seu meio social, desenvolvendo assim um comportamento adaptativo.
Já o Seminario de Teresópolis foi organizado com o propósito de analisar a questão da metodologia...
tracking img