Renovação da agenda de reformas:quatro eixos estratégicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIO FINAL – DISCIPLINA TGA

“RENOVAÇÃO DA AGENDA DE REFORMAS: QUATRO EIXOS ESTRATÉCOS”

Profissionalização, Eficiência, efetividade, Transparência

Diante do cenário atual em que a sociedade busca e cobra cada vez mais da administração pública ações de governo mais eficientes, efetivas e transparentes, o setor público e as organizações de interesse público, vêem enfrentando diversosdesafios para a promoção da qualidade do serviço público prestado. Para tal, faz-se necessário que a administração pública esteja ela no nível Federal, Estadual ou Municipal busque novos formatos organizacionais focados em resultados das políticas públicas em oposição ao modelo tradicional voltado para os meios e normas administrativas.
O novo modelo de gestão pública adota um enfoque fortementegerencial, para que sejam alcançados os resultados desejados, com dispositivos realmente eficientes de controle, criando elementos e condições para o bom funcionamento do modelo gerencial, sem perder de vista as características típicas da gestão pública, no que se refere à ação política, à transparência e à observância da legalidade.
Tomando como base os quatro eixos estratégicos, aprofissionalização, a eficiência, a efetividade e a transparência temos a considerar que são de fundamental importância para o êxito da renovação da agenda de reformas.
No tocante á questão da profissionalização, da capacitação e treinamento do servidor adicionado à eliminação do excesso de ocupação de cargos estratégicos das organizações por indicações políticas de livre provimento, ou seja, a ocupação decargos estratégicos por servidor de carreira capacitado para tal, mais a inserção de profissionais do mercado e da academia para “oxigenar” (inovar) a administração pública, resultaria no grande fortalecimento da organização quanto às questões relacionadas ao planejamento, monitoramento, gerenciamento, análise e controle de resultados dos projetos sustentadores das administrações tendo como base queprojetos de certa monta não são e não pertencem ao administrador do momento, mas sim do interesse maior que é do público. Portanto, valorizar as pessoas estimulando à competência profissional, a capacidade empreendedora, a criatividade, o espírito de missão, a responsabilidade e o compromisso ético é o que sustentará a gestão dos recursos humanos de forma que o servidor se sinta motivado eaberto para o novo modelo, conceito de gestão vigente. É indispensável que os funcionários e empregados públicos assumam definitivamente seu papel e que passem a ser vistos também como recursos, uma vez que o capital humano é fator determinante na qualidade do desempenho. Para isso, é necessário não só o investimento tecnológico nos órgãos públicos, mas fundamentalmente o investimento na qualidade daformação e do treinamento, por meio de programas contínuos – o que comprovadamente contribui para a elevação dos padrões de eficiência e eficácia dos serviços prestados. A mudança que se deseja não é fácil de realizar, pois, além de requerer mudanças de atitudes e de comportamento, pressupõe um novo perfil de gestores e de servidores públicos, motivados e conscientes do compromisso que os liga àsociedade. A motivação é que pode transformar os servidores em agentes das mudanças que se impõem, principalmente contra a cultura do mau uso do dinheiro público.

A agenda da eficiência vai exigir ações de gestão pública, algo cuja importância os economistas, membros majoritários desse grupo, ainda não compreenderam. Para tanto, terão de conhecer melhor os mecanismos da nova gestão pública. Osgovernos estaduais e, principalmente, os municipais introduziram diversas novidades no campo das políticas públicas: maior participação social, ações mais ágeis, e, no caso específico dos estados, a expansão dos centros de atendimento integrado, uma das maiores revoluções na administração pública brasileira contemporânea. Mesmo assim, há uma enorme heterogeneidade entre esses níveis de governo,...
tracking img