Rene descartes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
René Descartes nasceu em La Haye, no dia 31 de Março de 1596 e morreu de pneumonia em 11 de Fevereiro de 1650, em Estocolmo. Foi um filósofo, físico e matemático francês, notabilizando- se,principalmente, por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria.
É considerado o pai da filosofia moderna,em suas obras,“ O Discurso do Método” e “ Meditações Metafísicas” desenvolve seu método em busca da precisão e da verdade. Segundo Descartes a solução para uma afirmação precisa estar no que elechamou de “Cogito”, método que para se chegar à verdade parte do erro, da possibilidade da dúvida, do questionamento em relação à ideia ou a tese buscando saber se ela permite alguma possibilidade deerro. Daí surge a importante frase do filósofo: “Se duvido penso, se penso logo existo”.
Segundo Descartes existe uma “intuição primária” que podem nos levar a uma verdade primária ou ao que ele chamade “ideias inatas”. Essas ideias inatas não estão sujeitas ao erro, sempre existiram, vem da razão, da capacidade de pensar e não nasce com o homem, ele pode alcança-la por intermédio do cogito.
Aforma encontrada por Descartes para tentar provar a existência das ideais inatas foi a sua associação com a existência de Deus (ser perfeito e que não falha). Para o filósofo, se existe um ser superior,Deus, existem também as ideias iniciais, precisas e perfeitas, assim como o próprio Deus. Dessa forma a existência de Deus provaria a existência das ideias inatas.
Com relação ao mundo, o filósofodivide-o em dois, assim como os socráticos. Existe então uma natureza do mundo, que é a matéria e o movimento, a qual ele dá o nome Res extensa, e uma natureza espiritual do pensamento, o que ele chamade Res Cogitans.
O método do Cogito, Segundo Descartes, ou método cartesiano segundo todos os demais, é baseado no raciocínio lógico aristotélico e admite a argumentação como a guia para se chegar...
tracking img