Rene descartes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO SOBRE RÉNE DESCARTES




ALUNO:
Lourival Nieto






INTRODUÇÃO:
A realização deste trabalho consiste na apresentação da teoria do filósofo francês René Descartes.
Este trabalho foi dividido em partes que inicia com apresentação de um vídeo sobre sua historia e suas obras, após sua biografia e seus pensamentos e conhecimentos.

Historia:
René Descartes nasceu emEstocolmo no ano 1596, faleceu em 1650. Filósofo, físico e matemático francês, durante a Idade Moderna também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius.
Notabilizou-se, sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadasque hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica.
Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneas e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir deentão foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que a partir de Descartes inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna.
O pensamento de Descartes é revolucionário para uma sociedade feudalista em que ele nasceu, onde a influência da Igreja ainda era muito forte e quando ainda não existia uma tradição de "produção de conhecimento".Aristóteles tinha deixado um legado intelectual que o clero se encarregava de disseminar.
Foi um dos precursores do movimento, considerado o pai do racionalismo, e defendeu a tese de que a dúvida era o primeiro passo para se chegar ao conhecimento.
Descartes viveu numa época marcada pelas guerras religiosas entre Protestantes e Católicos na Europa - a Guerra dos Trinta Anos. Viajou muito e viuque sociedades diferentes têm crenças diferentes, mesmo contraditórias. Aquilo que numa região é tido por verdadeiro, é considerado ridículo, disparatado e falso em outros lugares.
Descartes viu que os "costumes", a história de um povo, sua tradição "cultural" influenciam a forma como as pessoas pensam naquilo em que acreditam.
O primeiro pensador moderno
Descartes é considerado o primeirofilósofo moderno. A sua contribuição à epistemologia é essencial, assim como às ciências naturais por ter estabelecido um método que ajudou no seu desenvolvimento. Descarte criou, em suas obras Discurso sobre o método e Meditações - a primeira escrita em francês, a segunda escrita em latim, língua tradicionalmente utilizada nos textos eruditos de sua época - as bases da ciência contemporânea.
O métodocartesiano consiste no Ceticismo Metodológico, que nada tem a ver com a atitude cética: duvida-se de cada idéia que não seja clara e distinta. Ao contrário dos gregos antigos e dos escolásticos, que acreditavam que as coisas existem simplesmente porque precisam existir, ou porque assim deve ser. Descartes instituiu a dúvida: só se pode dizer que existe aquilo que puder ser provado, sendo o ato deduvidar indubitável. Baseado nisso, Descartes busca provar a existência do próprio eu e de Deus (eu que penso, logo existo).

Obras importantes:
Regras para a direção do espírito (1628) - obra da juventude inacabada na qual o método aparece em forma de numerosas regras;
O Mundo ou Tratado da Luz (1632-1633) - obra contém algumas das conquistas definitivas da física clássica: a lei da inércia,a da refração da luz e, principalmente, as bases epistemológicas contrárias ao que seria denominado de princípio da ciência escolástica, radicada no aristotelismo;
Discurso sobre o método (1637);
Geometria (1637);
Meditações Metafísicas (1641).


A MORAL PROVISORIA
Segundo René Descartes, precisamos de regras para que possamos nos servir até que a ciência da moral seja estabelecida de...
tracking img