Rene descartes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
René Descartes

“A razão é a única coisa verdadeira da qual se deve partir para alcançar o conhecimento”

Quem é?
René Descartes (1596-1650) é também conhecido pelo nome latino de Cartesius, porisso seu pensamento é dito “cartesiano”. Desde muito jovem, o filosofo interessou-se por matemática, geometria e álgebra. Entre os estudos que desenvolveu, estão a geometria analítica e as chamadascoordenadas cartesianas. Conhecedor da ciência de seu tempo Descartes criticou a educação que teve com os jesuítas. Viveu em um período conturbado e, por temor da Inquisição após a condenação deGalileu, aceitou o convite da rainha Cristina parar morar na Suécia, onde veio a falecer, talvez devido ao rigoroso inverno. Escreveu Discurso do método, Meditações metafísicas, Regras para a direção doespírito, Tratado do mundo, Princípios de filosofia, Tratado das paixões da alma, além de inúmeras cartas.

UNIP

Método Cartesiano

- Descartes é um filosofo cuja característica é o seutemperamento matemático, sua preocupação era com a ordem, a clareza e a distinção. Preocupava – se também em manter a sua filosofia positiva e concreta, contudo de modo simples e claro. Descartes propôsfazer uma ciência essencialmente pratica e não especulativa, queria disciplinar a ciência e isso seria possível com um bom método. Esse método seria universal, inspirado no rigor matemático eracionalista.

- O método seria um instrumento que bem manejado levara o homem a verdade, esse método consiste em aceitar apenas aquilo que é certo e indubitável e conseqüentemente eliminar todo oconhecimento inseguro ou sujeito a controvérsias. O objetivo de Descartes era de abranger numa perspectiva de conjunto unitário e claro, todos os problemas propostos a investigação cientifica.
- Parareconhecer algo como verdadeiro, ele considera necessário usar a razão, o raciocínio como filtro e decompor esse algo em partes isoladas, em idéias claras e distintas, ou seja propõe fragmentar, dividir o...
tracking img