Rene descartes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Rene Descartes
Rene Descartes (1596-1650), filósofo, cientista e matemático francês, considerado com Francis Bacon, um dos fundadores da Filosofia Moderna. Nasceu em 31 de março em La Haye, umapequena cidade do distrito de Touraine, hoje chamada La Haye-Descartes, em sua homenagem. Por volta dos dez anos entrou para o colégio jesuíta de La Flèche, perto de Le Mans, fundado por Henrique IV, ondeestudou Línguas Clássicas, Lógica, Ética, Matemática, Física, Metafísica; mais tarde ele viria a criticar o ensino de La Flèche. Desde a pouca idade, mostrou-se um tipo meditativo, impressionandoseus mestres pela profundidade e independência de seu caráter e pela insistência em não aceitar sem reflexão os ensinamentos e opiniões recebidos. Rene Descartes foi considerado o primeiro pensadormoderno, criou em suas obras discursos sobre o método e meditações. O método Cartesiano consiste no ceticismo metodológico que nada tem a ver com atitude cética: duvida-se de cada idéia que não seja clarae distinta.
Descartes institui a duvida: só se pode dizer que existe aquilo que puder ser provado, sendo o ato de duvidar indubitável, baseado nisso Descartes busca provar a existência do próprioeu.Constitui também o método de quatro regras básicas: verificar, analisar, sintetizar e enumerar.
Em Relação a ciência , Descartes sustentava, por exemplo, que o universo era pleno e não poderia havervácuo. Acreditava que a matéria não possuía qualidades secundárias inerentes, mas apenas qualidade primaria de extensão e movimento, acreditava também que Deus criou o universo como um perfeitomecanismo de moção vertical e que funcionava deterministicamente sem intervenção desde então.
Descartes também foi muito importante para a descoberta da geometria analítica que apareceu em 1637 no pequenotexto chamado Geometria, nela, em resumo ele defende o método matemático como modelo para a aquisição de conhecimentos em todos os campos.
Em relação à filosofia "A filosofia nos ensina falar com...
tracking img