Renda percapita do nordeste e idh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aspecto Geral da Região Nordestina do Brasil

Relevo

O relevo nordestino é caracterizado por planaltos, depressões e planícies. Na porção oeste, estão localizados os Planaltos e Chapadas da bacia do rio Parnaíba (Chapada Diamantina), na região central, está à depressão que ocupa a maior parte do Nordeste, causada pelo rio São Francisco, no litoral estão às planícies e tabuleiros, e, numaparte leste (mas não no litoral), está o planalto da Borborema, que é um dos principais responsáveis pela seca (impede as chuvas de chegarem ao sertão), na divisa entre os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí está a Chapada do Araripe.

Clima

A Região geoeconômica do Nordeste do Brasil apresenta média de anual de temperatura entre 20° e 28° C. Nas áreas situadas acima de 200 metros eno litoral oriental as temperaturas variam de 24° a 26°C. As médias anuais inferiores a 20°C encontram-se nas áreas mais elevadas da chapada Diamantina e do planalto da Borborema. Existem três climas predominantes: o tropical úmido, presente no litoral do Nordeste; o tropical, presente entre o semi-árido e o litoral e em parte do Norte de Minas Gerais; e o semi-árido, presente em todo o Sertão.
O clima naregião é predominantemente tropical em razão da proximidade com a linha do equador. O relevo contribui para a formação do clima semi-árido na região central, e no litoral encontramos o clima tropical úmido.
O clima tropical é caracterizado por médias de temperaturas muito elevadas, e com muitas chuvas numa parte do ano, e seca na outra parte. O semi-árido é um clima de altas temperaturas, epoucas chuvas, distribuídas de formas irregulares durante o ano. Também conhecido como polígono das secas, é a região mais "famosa" e problemática do nordeste (talvez do Brasil).

Vegetação

O Complexo Regional do Nordeste tem uma vegetação que reflete quase que fielmente às características climáticas. Na área em que o clima é o tropical, com altas temperaturas o ano todo, e uma estação de secae outra chuvosa, a vegetação encontrada é a de cerrado, caracterizada por árvores de pequeno porte e arbustos.
Na faixa de terra em que se encontra o clima semi-árido, está à caatinga, bioma considerado exclusivo do Brasil. As altas temperaturas e a pouca quantidade de chuvas faz com que a vegetação tenha um aspecto semi-desértico, com cactos e plantas adaptadas às estiagens(xerófilas, herbáceas, arbustos, etc.). A caatinga é também vegetação variada, encontrando-se formas de vegetação mais herbáceas, arbustivas ou arbóreas, a depender das condições climáticas e de solo da região.
Na zona oeste se encontra a Mata dos Cocais, onde a proximidade com o clima equatorial ajuda um maior desenvolvimento das plantas. Uma das fontes de renda das pessoas dessa região é a extração de babaçu (daspalmeiras de babaçu) e os coqueiros de carnaúba.
Por final, no litoral, onde o clima dominante é o tropical úmido, caracterizado por altas temperaturas também, e altas taxas pluviométricas (em decorrência da grande evaporação de água, por conta do calor). Nela está o tipo de vegetação mais devastado do Brasil, a Mata Atlântica. Nessa mata fechada, há (ou havia) árvores com madeira de altaqualidade (como o Pau-Brasil), para exportação e consumo interno dos nobres.

Economia (indústria, comercio, turismo e agropecuária).

A Região Nordeste do Brasil – A Economia do Nordeste: a indústria, a agricultura, a pecuária, o turismo, o comércio, os serviços, o artesanato.
A economia nordestina baseia-se no setor primário (agricultura e pecuária). A da cana-de-açúcar, o cacau, o algodão, otabaco, o feijão e a soja são os produtos mais cultivados. No setor da fruticultura, a região produz através de irrigação, acerola, manga, melão e uvas finas. Destaque também para a produção de mamão e caju.
Na pecuária, sobressai-se o rebanho bovino de mais de oito milhões de cabeças da Bahia mas que também é desenvolvido em outros estados. A suinocultura, a avicultura, a ovinocultura e a...
tracking img