Renast

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RENAST Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador

Trabalho Desenvolvimento na Disciplina de Política de Saúde Pública
PROF. LUIZ PARANHOS

Curso: Técnico em Segurança doTrabalho 2º O

Sumário
– O que é Renast? – Por que uma Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador? – Diretrizes – Estratégias – Conclusão

O que é Renast?
Rede Nacional de AtençãoIntegral à Renast que é composta por Centros Estaduais e Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador que desempenham, na sua área de abrangência, função de suporte técnico, de educação permanente, decoordenação de projetos de assistência, promoção e vigilância à saúde dos trabalhadores.

Quando foi criada?
• RENAST foi criada através da Portaria n.º 1679/GM em 19 de setembro de 2002. Dispõesobre a estruturação da rede nacional de atenção integral à saúde do trabalhador no SUS e dá outras providências.

Composição da Renast
- Centros Estaduais e Regionais de referencia em Saúde doTrabalhador (CEREST) - Rede sentinela

Por que uma RENAST?
No Brasil, até 1988, a Saúde era apenas um benefício previdenciário (restrito aos contribuintes) ou um serviço comprado na forma deassistência médica ou, por fim, uma ação de misericórdia oferecida aos que não tinham acesso à previdência e nem recursos para pagar a assistência privada, prestada por hospitais filantrópicos, como asSantas Casas.

Desenvolvimento
- Art. 196 CF - Art. 198 CF

- Art. 200 CF
- Lei Orgânica da Saúde (Lei Federal 8080/90)

- portaria nº 3.252/2009 - Portaria GM nº 2.728/09 - Portaria GM nº2.437/05

Diretrizes
- Implementação da Vigilância em Saúde do Trabalhador. - Promoção de ambientes e processos de trabalho saudáveis e do trabalho digno/decente.

- Implementação da análise desituação de Saúde do Trabalhador.
- Garantia da integralidade na atenção à Saúde do Trabalhador. - Fortalecimento e ampliação da participação da comunidade e do controle social, na formulação, no...
tracking img