Renast

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O Ministério da Saúde instituiu no SUS, a Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador, através da Portaria Ministerial GM/MS nº 1.679 de 20/10/2002, objetivando a atenção integral à saúde do trabalhador face à demanda ao SUS, gerada por Agravos à Saúde Relacionados ao Trabalho, considerados relevantes para a Saúde Pública, por sua magnitude e elevado custo humano, social eeconômico.
A Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador é composta por mais de 200 Centros Estaduais e Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador (CERESTs) e por uma rede sentinela de mais de 1.500 serviços médicos e ambulatoriais de média e alta complexidade responsáveis por diagnosticar os acidentes e doenças relacionados ao trabalho e por registrá-los no Sistema de Informação deAgravos de Notificação (SINAN-NET).

Processo de Construção da RENAST

Com a Revolução Industrial, surge, na Inglaterra, uma atenção diferenciada à saúde do trabalhador, pressionados pelos prejuízos econômicos decorrentes dos altos índices de acidentes e adoecimentos provados pelas péssimas condições de trabalho e de vida, e pelas reivindicações dos trabalhadores. As indústrias passaram acontratar médicos com a função de cuidar da saúde dos trabalhadores.
Novos problemas e necessidades de saúde relacionadas ao trabalho surgiram na primeira metade do século 20. Mudanças nos processos produtivos decorrentes das duas grnades guerras mundiais e os esforços de reconstrução pós-guerra fizeram com que outros profissionais se juntassem à equipe de médica, enfocando aspectos de higiene,ergonomia, segurança do trabalho, conformando a prática da Saúde Ocupacional por uma equipe multidisciplinar.
Nos anos 50 do século passado, melhorias nas condições de vida das pessoas, através das políticas públicas, particularmente na Europa, permitiram a emergência de novos questionamentos sobre as condições de trabalho e reivindicações de mudanças para garantir saúde e melhorar o ambiente equalidade de vida das pessoas. Na Itália, o movimento pela Reforma Sanitária trouxe à tona as condições de trabalho geradoras de doença e a necessidade de modificá-las. E influências desse movimento chegaram ao Brasil em meados dos anos 70, num momento histórico marcado pelo fim da ditadura militar e redemocratização do país.
O movimento a favor da Saúde do Trabalhador no Brasil tem como marco ofinal dos anos 70, pelas ações de defesa do direito ao trabalho digno e saudável, da participação dos trabalhadores nas decisões em relação à organização e gestão dos processos produtivos e na busca da atenção integral a saúde para todos.
A VIII Conferência Nacional de Saúde, em março de 1986, reafirmou a saúde como direito de cidadania e dever do Estado em provê-la.
Em dezembro de 1986, foirealizada a I Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, a qual marcou politicamente o movimento da instituição desse campo. Da saúde do trabalhador.

Esses fatos permitiram que a questão da Saúde do Trabalhador fosse discutida e incorporada pela Constituição Federal de 1988, resultando na atribuição ao SUS da responsabilidade de um cuidado diferenciado para os trabalhadores e coordenar as açõesno país.
Essa atribuição foi regulamentada em 1990 pela lei 8.080 que definiu os princípios e a formatação do SUS. Consolidou-se, então, o campo da Saúde do Trabalhador.
Entretanto, um difícil caminho havia pela frente a fim de se fazer cumprir a lei e inserir as ações de Saúde do Trabalhador no SUS. Mesmo assim, houve avanços na inserção dessas ações no SUS.
Em 1991, o Ministério da Saúdeapresentou a primeira proposta de um Plano de Trabalho em Saúde do Trabalhador no SUS, que privilegiava a organização das ações em Centros de Referências em Saúde do Trabalhador, os chamados CRST, para facilitar dialogo com o movimento social e capacitar profissionais para desenvolver ações propostas.
A II Conferência Nacional Saúde do Trabalhador, em 1994, foi um momento importante de...
tracking img