Renast

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
De
Gestão a Saúde

Nomes: Alex Fantini
Anderson Augusto
Bruno Bargos
Claudemiro de SouzaMarcos Ferreira
Maria Alessandra Soares
Naiara Lima
Renata Bessa

O que é Renast?

 A RENAST (Rede Nacional de AtençãoIntegral à Saúde do Trabalhador) é uma rede desenvolvida de forma articulada entre o Ministério da Saúde, as Secretarias de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que tem como estratégiaa garantia da atenção integral à saúde dos trabalhadores. Ela é composta por Centros Estaduais e Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) - ao todo, até setembro de 2008, 173 unidadesespalhadas por todo o País - e por uma rede de 500 serviços sentinela de média e alta complexidade capaz de diagnosticar os agravos à saúde que têm relação com o trabalho e de registrá-los no Sistemade Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
A Renast é uma das diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde
É composta por Centros Estaduais e Regionais deReferência em Saúde do Trabalhador que desempenham, na sua área de abrangência, função de suporte técnico, de educação permanente, de coordenação de projetos de assistência, promoção e vigilância àsaúde dos trabalhadores.

Objetivo
A Renast tem como principal objetivo integrar as redes de serviço do SUS, voltados à assistência e a vigilância, para os desenvolvimentos das ações da saúde dostrabalhadores.
Essa estratégia está sendo implementada por uma rede regionalizada de 110 Centros de Referência em Saúde do Trabalhador que desempenham, na sua área de abrangência, função de suportetécnico, de educação permanente, de coordenação de projetos de assistência, promoção e vigilância à saúde dos trabalhadores.
A Portaria 2.437 determina a ampliação da Renast de forma articulada entre o...
tracking img