Renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Renascimento: Gótico Tardio ao norte dos Alpes
Renascimento versus ``Gótico Tardio``
O Renascimento, como a arte gótica não se sabe se teve origem em um centro específico ou em vários lugares aomesmo tempo. Devemos considerar como um estilo novo e coerente ou até mesmo como uma nova atitude que podia corporificar –se em mais de um estilo, dentre eles estão a arquitetura, escultura e por fim apintura.
Segundo alguns estudiosos o primeiro pintor renascentista foi Giotto log o após 1400, que revolucionou a pintura por toda a Europa, um século depois de Giotto nasce a pintura do Renascimentoatravés de uma segunda revolução, tanto em Florença quanto nos países baixos, buscando algo mais do que incomum: a conquista do mundo visível para além dos limites do Gótico Internacional, seja qualfor a denominação que empregaram para os pintores desse período seu meio ambiente era nitidamente Gótico Tardio, com um estilo genuinamente pós medieval.
O Mestre de Flémalle:
Trata-se de RobertCampin, o maior pintor de Tournai, uma de suas melhores obras é Anunciação, o painel central do Retábulo de Merode pintado logo após 1425. O que mais chama a atenção é que todas as obras desse pintorcontêm características essenciais da realidade cotidiana: profundidade ilimitada, estabilidade, continuidade e inteireza. Seus quadros tem a qualidade encantadora dos contos de fada, é onde o fato e afantasia se misturam sem conflitos.

Essa é a mais antiga Anunciação pintada em painel que tem por cenário plenamente mobiliados com os objetos que lhe são próprios. Aqui Campin deparou-se a umamissão quase impossível: como transferir um evento sobrenatural( o anjo anunciando a Maria que ela dará à luz o Filho de Deus) de um cenário simbólico para um ambiente cotidiano, sem fazê-lo parecertrivial ou destoante. Com perspicácia encontrou uma solução para o tal problema, através do simbolismo dissimulado que significa que cada particularidade da pintura, por mais casual que seja, pode...
tracking img