Renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Renascimento é o nome que se dá a um grande movimento de mudanças culturais, que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, caracterizado pela retomada dos valores da cultura greco-romana, ou seja, da cultura clássica. Esse momento é considerado como um importante período de transição envolvendo as estruturas feudo capitalistas.


RENASCIMENTO

Operíodo chamado de Renascimento (séculos XIV a XVI) é marcado por uma profunda modificação social, científica, artística, na Europa.
O Renascimento foi um período histórico em que as artes ganharam novamente importância numa época em que a Igreja Católica monopolizava a cultura e impunha uma forma de manifestação cultural baseada em seus dogmas.
O movimento renascentista buscou retomar osvalores da Antiguidade, fazendo renascer a cultura greco-romana. Foi um movimento intimamente ligado à burguesia comercial do início da Idade Moderna e que buscava questionar os valores da Igreja medieval, nos quais tudo acontecia por vontade de Deus, sem existir, porém, outra explicação. Essa classe social já ganhava poder econômico e pretendia alcançar o poder político que achavam merecer.
Asideias renascentistas fundamentavam-se na renúncia (não completa) ao teocentrismo, visão de mundo em que Deus é o centro do universo, e a adoção do antropocentrismo, visão em que o homem passa a tomar o lugar de Deus no centro do universo. Agora, a ciência começa a explicar o que, até então, foi resultado da obra divina.
Portanto, o Renascimento cultural foi o movimento artístico financiado pelaburguesia que refutava os valores da Igreja Católica e buscava a valorização da imaginação, da capacidade, da genialidade humana.
É neste contexto cultural que a visão antropocêntrica se instala e influencia todo campo cultural - O Humanismo – visão que propunha exaltar o homem e cultivar suas faculdades (racionalismo), mediante o ensino dos conhecimentos da antiguidade — ou seja, da culturagreco-latina. O homem transforma-se no novo centro de reflexão intelectual.
A invenção da imprensa mecânica em 1439 desempenhou um papel fundamental nesta revolução, pois a impressão permitiu maior divulgação de material se comparado aos escritos em latim, que eram compreendidos apenas pelos estudiosos desta língua. A tecnologia começa a se aflorar nos campos da matemática, física, medicina. Nomes comoGalileu, Paracelso, Gutenberg, dentre outros, começam a despontar, em razão das descobertas feitas por eles.
Embora no princípio o amor pela antiguidade se expressasse em cópias das obras antigas, pouco a pouco foram realizadas verdadeiras pesquisas científicas e artísticas que acabaram pondo em xeque toda a ordem estabelecida até então nessas áreas.

O significativo desenvolvimento urbano ecomercial (iniciado no século XII) viabilizou a ascensão da burguesia. Daí, o surgimento de grandes patrocinadores culturais, os mecenas, com interesses intelectuais e econômicos.

Esse tipo de incentivo à arte tornou-se prática comum e vários governos valeram-se de artistas e intelectuais para melhorar a própria imagem. A burguesia e a nobreza, classes sociais que despontam no final da IdadeMédia, passam a dividir o poderio com a Igreja, levando a uma separação de religião e política, que transforma a última em uma ciência e as criticas à decadência moral da Igreja e da corte pontifícia ganham destaque nas obras de diversos autores, levando alguns até mesmo à fogueira. A burguesia é uma classe social que surgiu nos últimos séculos da Idade Média (por volta do século XII e XIII) com orenascimento comercial e urbano. Dedicava-se ao comércio de mercadorias (roupas, especiarias, joias, etc.) e prestação de serviços (atividades financeiras). Habitavam os burgos, que eram pequenas cidades protegidas por muros. Como eram pessoas ricas, que trabalhavam com dinheiro, não eram bem vistas pelos integrantes do clero católico.
Com os aparatos tecnológicos que surgiram nesta época (tais...
tracking img