Renascimento

Páginas: 10 (2349 palavras) Publicado: 20 de abril de 2014
A Mentalidade Moderna

Durante boa parte da Idade Média, encontramos na Europa um tipo de sociedade em que as pessoas estavam presas a um determinado Status que integrava a hierarquia social. Servo ou senhor, vassalo ou suserano, mestre ou aprendiz, a posição de cada pessoa inseria-se numa estrutura social verticalizada e rigidamente estabelecida.
A fidelidade era a principal virtude dessasociedade, na medida em que conformava cada pessoa dentro dessa estrutura estática.
Com a Idade Moderna, os laços dessa estrutura de dependência social romperam-se, abrindo espaço para que o indivíduo pudesse emergir.

O Espírito burguês de competição

O desenvolvimento do comércio e a crescente participação do Estado na economia favoreceram, dentro de cada país, a disputa por mercados, oaumento da concorrência e do lucro. Uma das principais virtudes daquela época era a capacidade de competição, uma das características da burguesia. Essa virtude, somente desenvolvidas em pessoas ansiosas por crescimento, observadoras do mundo em expansão, capazes de utilizar a razão a serviço das mudanças e do progresso social. O espírito burguês exigia, a crença em si mesmo e na confiança devencer sozinho, de dominar as adversidades, de encontrar soluções racionais e eficientes.
Esses valores burgueses chocavam-se, com a mentalidade dominante na Idade Média, que concebia um modelo de homem obediente à Igreja, voltado para a cristandade e acomodado às restrições feudais, isto é, um homem, resignado ante Deus onipotente e obediente à Igreja, seu representante na Terra.
Em contraposiçãoà mentalidade cristã medieval, os tempos modernos formularam um modelo de homem, caracterizado pela ambição, pelo individualismo e pela rebeldia. Alguém disposto a empregar transformações no mundo em que vivia.

Os novos valores culturais

Em substituição aos valores da Idade Média, a mentalidade moderna formulou novos princípios.
• Humanismo: Em vez de um mundo teocêntrico (centrado emDeus), era preciso construir um mundo antropocêntrico (centrado no homem), desenvolvendo assim, uma cultura humanista.
• Racionalismo: Em vez de explicar o mundo pela fé, era preciso explicá-lo pela razão, desenvolvendo o racionalismo, principalmente nas ciências.
• Individualismo: em vez de destacar o aspecto coletivo e fraternal da cristandade, era preciso reconhecer e respeitar as diferençasindividuais dos homens livres, valorizando o individualismo, diretamente associado ao espírito de competição e à concorrência comercial.



Renascimento

De um modo geral, o movimento intelectual e cultural que caracterizou a transição da mentalidade medieval para a mentalidade moderna foi o Renascimento.
O termo Renascimento tem sua origem na própria vontade de muitos artistas intelectuaisdos séculos XV e XVI de recuperar ou retomar a cultura antiga, greco-romana, que perdeu o ânimo na Idade Média. Foi a partir dos renascentistas que o período medieval passou a ser chamado como “Idade de Trevas”, época de “barbarismo” cultural. Essas rotulações correspondem aos exageros dos renascentistas.

A inspiração na cultura greco-romana

O Renascimento não pode ser considerado como umretorno à cultura greco-romana, por uma simples razão: nenhuma cultura renasce fora do seu tempo.
Devemos interpretar com prudência o ideal de imitação dos antigos, proposto como o objetivo maior e mais sublime dos humanistas por Petrarca, um de seus mais notáveis representantes. A imitação não seria a mera repetição, do modo de vida dos gregos e romanos, mas sim, a busca de inspiração em seusatos, suas crenças, suas realizações, de forma a surgir um novo comportamento do homem europeu.

Um fenômeno cultural urbano

O Renascimento foi praticamente um fenômeno urbano, que atingiu a elite economicamente dominante das cidades prósperas. Caracterizou-se não apenas pela mudança na qualidade da obra intelectual, mas também pela alteração na qualidade da produção em sentido crescente....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • renascimento
  • Renascimento
  • Renascimento
  • renascimento
  • Renascimento
  • renascimento
  • O Renascimento
  • Renascimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!