Renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
R E N A S C I M E N T O

O homem vitruviano de Leonardo da Vinci sintetiza o idéia rascentista: humanista e clássico

RENASCIMENTO
Movimento que constituiu a transição do mundo medieval para o mundo moderno. Teve início no séc. XIV na Itália a partir um interesse renovado na cultura clássica ou humanística da Grécia e Roma. Os artistas deste período fizeram questão de enfatizar a beleza danatureza e do homem.

Disciplina: Estilo I Prof. Arian Grasmuk Acadêmicas: Bruna R. Silveira Fabiana E. de Souza Manoela C. Ferreira Ano: 2011/2 – 6° semestre

Características principais do Renascimento
* Racionalidade * Dignidade do Ser Humano * Rigor Científico * Ideal Humanista * Reutilização das artes greco-romana

História
Começou na Itália, no século XIV, e difundiu-se por toda a Europa,durante os séculos XV e XVI.

Foi a ressurreição consciente (re-nascimento) do passado, considerado agora como fonte de inspiração e modelo de civilização.
Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;

Sociedade
As qualidades mais valorizadas no ser humano passam aser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;
O homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo), diferente da Idade Média em que a vida devia ser centrada em Deus (teocentrismo). A razão e a natureza passam a ser valorizadas com maior intensidade. Cientistas observam e fazem experiências através da natureza e do universo.

Se forma uma busca constante de igualdade e liberdade.(Igualdade fruto do orgulho que não aceita superioridade, liberdade que não aceita a imposição de regras sociais e morais, que, aprisionariam o homem, segundo revolucionários). Surge a fraternidade ecumênica e niveladora, onde a verdade é subjetiva e a moral apenas social (até a chegada das sociedades alternativas, que praticamente preceituam a inexistência da moral).

Ciência
Na ciênciadestacava-se a idéia da terra como o centro do universo, o geocentrismo, que foi intensamente questionado pelos novos observadores dos movimentos celestes, os astrônomos, que propuseram novas explicações. Descoberta da teoria em que a Terra girava em torno do Sol e não ao contrário.

Medicina
Os médicos passaram a analisar a medicina e os tratamentos medicinais de um modo mais objetivo, não atribuindotanta importância a causas sobrenaturais, como espíritos malignos e demônios, o que acontecia com os métodos medicinais anteriores. Foram realizadas diversas pesquisas, tanto a nível anatômico como a nível cirúrgico, principalmente devido a análise de corpos em campos de batalhas, visto que médicos começaram a fazer medicamentos naturais para ajudar pessoas com ferimentos de guerra. Além disso, osferidos de guerra permitiram aos médicos renascentistas fazer cirurgias e analisar o corpo humano de uma forma mais profunda.
Andreas Vesalius e William Harvey desafiaram as tradições científicas com seu trabalho. Poucas drogas eficazes existiam, além ópio e quinino, curas espirituais, os quase ou eficientes venenos, os compostos metal – baseados, eram populares e ineficazes tratamentos.

Aimportância que Leonardo Da Vinci dava ao conhecimento da anatomia é evidente numa nota com que acompanhou o desenho de uma vértebra cervical: "Esta representação é tão importante para o bom

desenhador como a derivação das palavras latinas para os gramáticos, pois aquele que ignora quais são os músculos que produzem este ou aquele movimento desenhará mal os músculos das figuras nos seus movimentos eações.“
A idéia da medicina personalizada foi desafiada na Europa pela investigação experimental, principalmente pela dissecação, examinando corpos no estrangeiro da maneira de outras culturas. Porém na época ete ato era proibido pela igreja, então tinha-se que estudar às escondidas.

Gastronomia
Surgimento dos livros de culinária para um prato criativo e bem apresentável. A carne de caça era...
tracking img