Renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIGRANRIO
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Alexsandra Cortes Paresqui – 2106811

Duque de Caxias, Março 2012
UNIGRANRIO
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Duque de Caxias, Março 2012
UNIGRANRIO
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO

TEORIAS DE TAYLOR E FAYOL

Duque de Caxias, Março 2012
INTRODUÇÃO

Com a chegada da Revolução Industrialo que se pode notar foi que a economia, no sentido amplo da palavra, não era mais uma base artesanal e manufatureira e passou a se firmar na produção industrial e mecanizada.

A Revolução Industrial lançou a base de um novo tempo no mundo das organizações empresariais. Além do desenvolvimento de máquinas, preconizou a divisão do trabalho, ampliou a rede transportes, estreitou as comunicações eprincipalmente empregou um massivo exército industrial de mão-de-obra.
Segundo (Ferreira et al, 2002), considera-se em história a ocorrência de duas revoluções industriais, a Primeira Revolução Industrial (1780/1840) a Segunda Revolução Industrial (1840/1895), ambas originadas na Grã-Bretanha, único país a cumprir uma série de condições básicas para ser o terreno fértil pioneiro para a eclosão darevolução industrial.
Abaixo segue a descrição de ambas:

A primeira revolução industrial foi uma profunda transformação econômica e social.

O homem do campo e o antigo artesão, destituídos de qualquer coisa além de sua força de trabalho, passaram a vendê-la ao novo capitalista industrial, sendo os meios de produção e o próprio resultado dela não mais pertenciam ao antigo trabalhadorautônomo e pequeno proprietário;

Na segunda revolução, o processo de industrialização se alastrou da Grâ-Bretanha para vários países, promovida por um aprimoramento dos meios de transporte e pelo abundante capital acumulado na Inglaterra, ávido por ser investido.

O resultado de tudo isso fez nascer um primeiro paradigma 1 de administração, onde ocorreu a defesa da racionalização da produção,divisão de tarefas em múltiplas etapas bem como a supervisão cerrada e obediência hierárquica dentro da organização empresarial.
A partir daí deu-se origem a duas teorias de administração nas empresas, a teoria da administração científica e a teoria de administração clássica.

TEORIA DE TAYLOR – TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Na segunda Revolução Industrial houve a introdução detecnologias para otimizar a produção de energia sem ser a vapor – a eletricidade e o petróleo. As novas fontes de energia possibilitaram o desenvolvimento de máquinas e ferramentas que fomentaram ainda mais a produtividade. Com essas inovações tecnológicas, algumas indústrias subverteram o modo de produção tradicional agregada ao pensamento do engenheiro norte-americano Frederick Winslow Taylor.
QuandoTaylor iniciou seu estudo referente às ciências da administração, no começo do século XX, tinha como objetivo acabar com o desperdício, a ociosidade e morosidade operária. Em 1903 desenvolveu a técnica de racionalização do movimento, ou seja, analisou e controlou a ação do operário e da máquina em funções específicas, para serem aperfeiçoadas. Taylor acreditava que o aperfeiçoamento se conquista coma especialização. Pensando assim, ele propõe a divisão do trabalho em tarefas específicas, com execução repetitiva e contínua, no ritmo da máquina – motivo que o levou a receber críticas de robotizar o operário, limitar drasticamente sua expressão, impedi-lo de criar e participar do processo de produção. Contudo, os industriais não dispunham de mão-de-obra qualificada. Os trabalhadores eramimigrantes analfabetos de países distintos e não falavam o mesmo idioma.
Para que as idéias fossem aceitas na classe operária, os industriais começaram a premiar os funcionários que aumentassem o número de peças produzido para além da média. Taylor se encontrava com os responsáveis e chefes das indústrias para tentar convencê-los a deixar a produção tradicional e adotar a administração científica....
tracking img