Renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Durante os séculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento ou Renascença.O Renascimento foi uma nova visãode mundo estimulada pela burguesia em ascensão. Suas principais características eram o racionalismo (em oposição à fé), o antropocentrismo (em oposição ao teocentrismo) e o ndividualismo (em oposiçãoao coletivismo cristão).
O que foi o Renascimento?
O Humanismo foi um movimento intelectual que pregava a pesquisa, a crítica e a observação, em oposição ao princípio da autoridade. O Renascimentoe o Humanismo nasceram na Itália, em função da riqueza das cidades italianas, da presença de sábios bizantinos, da herança clássica da Antiga Roma e da difusão do mecenato. A invenção da Imprensacontribuiu muito para a divulgação de novas idéias.
Segundo SEVENKO o Renascimento (ou Renascença), foi um movimento de grande renovação cultural que dominou a Europa, sobretudo nos séculos XV e XVI,sendo a colocação do Humanismo no plano concreto. Teve como berço os prósperos centros comerciais de Veneza e Florença, sendo um reflexo das transformações econômicas, sociais e políticas desse período(crescimento das cidades, surgimento da burguesia, fortalecimento do poder real, entre outras).
Uma das principais causas para o desenvolvimento cultural dessa época foi a divulgação dosconhecimentos da Antigüidade Clássica. Diversos intelectuais e artistas bizantinos emigraram para a Itália, levando valiosos manuscritos de poetas e filósofos gregos. O surgimento dos mecenas também foi de grandeimportância, estes eram burgueses, príncipes, reis e papas, que protegiam os artistas e os intelectuais, sendo assim chamados porque, no reinado de Augusto, na Roma antiga, o cavaleiro Caio Mecenasprotegia os artistas.
Atualmente o termo Renascimento é bastante contestado, pois leva as pessoas a acreditarem que na Europa medieval não houve produção cultural. O Renascimento foi dividido em...
tracking img