Renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Renascimento é o nome que se dá a um grande movimento de mudanças de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. As bases desse movimento eramproporcionadas por uma corrente filosófica reinante, o humanismo, que descartava a escolástica medieval, até então predominante, e propunha a retomada dos valores da cultura greco-romana, ou seja, dacultura clássica. Platão, Aristóteles e outros autores greco-romanos começam a ser traduzidos e rapidamente difundidos.
O Renascimento cultural manifestou-se primeiro na região italiana, de onde sedifundiu para o resto da península Itálica e depois para praticamente todos os países da Europa Ocidental, impulsionado pelo desenvolvimento da imprensa por Johannes Gutenberg.
O movimentorenascentista pode ser dividido em duas vertentes:
O Renascimento civil, ligado às cidades republicanas da Itália, dirigidas pela alta burguesia e pela nobreza mercantil. Os temas eram mais relacionados com arealidade burguesa, muitas vezes retratando cenas e personagens do cotidiano. A aproximação do Renascimento com a burguesia foi claramente percebida nas grandes cidades comerciais italianas do período,onde a intensa circulação de riquezas e idéias promoveram a ascensão de uma notória classe artística italiana. Até mesmo algumas famílias comerciantes da época, exemplo os Medici e os Sforza, querealizaram o mecenato, ou seja, o patrocínio às obras e estudos renascentistas.
Renascimento cortesão, floresceu nos Estados principescos, onde o mecenato se restringia praticamente aos governantes;neste caso, os temas estavam mais relacionados com os interesses dos príncipes, sendo freqüentes os assuntos mitológicos.


Humanismo: antes que um corpo filosófico, é um método de aprendizado que fazuso da razão individual e da evidência empírica para chegar às suas conclusões, paralelamente à consulta aos textos originais, ao contrário da escolástica medieval, que se limitava ao debate das...
tracking img