Renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Andresse Cayro N°1
-------------------------------------------------
Matheus Lopes N°29
-------------------------------------------------Patrick Monteiro n°30
-------------------------------------------------
Equipe:3

O que são células-tronco?
De forma bem simplificada, células-tronco são células primitivas, produzidas durante odesenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células. Existem vários tipos de células-tronco: 1. Totipotentes - podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias; 2.Pluripotentes - podem produzir todos os tipos celulares do embrião; 3. Multipotentes - podem produzir células de várias linhagens; 4. Oligopotentes - podem produzir células dentro de uma única linhagem e5. Unipotentes - produzem somente um único tipo celular maduro. As células embrionárias são consideradas pluripotentes porque uma célula pode contribuir para formação de todas as células e tecidos noorganismo.
Para que servem as células-tronco?
Uma das principais aplicações é produzir células e tecidos para terapias medicinais. Atualmente, órgãos e tecidos doados são freqüentemente usadospara repor aqueles que estão doentes ou destruídos. Infelizmente, o número de pessoas que necessitam de um transplante excede muito o número de órgãos disponíveis para transplante. E as célulaspluripotentes oferecem a possibilidade de uma fonte de reposição de células e tecidos para tratar um grande número de doenças incluindo o Mal de Parkinson, Alzheimer, traumatismo da medula espinhal, infarto,queimaduras, doenças do coração, diabetes, osteoartrite e artrite reumatóide.
Onde as células-tronco podem ser encontradas?
Em embriões recém-fecundados (blastocistos), criados por fertilização invitro - aqueles que não serão utilizados no tratamento da infertilidade (chamados embriões disponíveis) ou criados especificamente para pesquisa; embriões recém-fecundados criados por inserção do...
tracking img