Renascimento e surgimento da sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O renascimento: é o período em que passa a se questionar a forma de organização do sistema feudal, ao contrário do feudalismo, o renascimento está baseado na razão, no antropocentrismo (o homem é ocentro do universo), consequentemente, o pensamento da igreja que era preponderante para a manutenção da ordem e do regime feudal passa a ser questionado, o comércio passa a se desenvolver e assim, aeconomia monetária dá lugar a circulação de dinheiro e ao lucro. No sistema feudal as explicações acerca da vida dos europeus estavam baseadas na tradição, em mitos ou na religião. Isso quer dizer quenaquela época não existia uma ciência no modelo que conhecemos hoje.
Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica, quenortearam as mudanças deste
O Renascimento cultural manifestou-se primeiro na região italiana da Toscana de onde se difundiu para o resto da península Itálica e depois para praticamente todos ospaíses da Europa Ocidental, impulsionado pelo desenvolvimento da imprensa.
Costuma-se dividir o Renascimento em três grandes fases:
* Trecento (em referência ao século XIV) manifesta-sepredominantemente na Itália.
* Quattrocento (século XV) o Renascimento espalha-se pela península itálica, atingindo seu auge.
* Cinquecento O Renascimento torna-se no século XVI um movimento universaleuropeu, tendo, no entanto, iniciado sua decadência.
Correspondentes aos séculos XIV, XV e XVI, com um breve interlúdio entre as duas últimas chamado de Alta Renascença.

Alta Renascença

A AltaRenascença cronologicamente junta os anos finais do Quattrocento e as primeiras décadas do Cinquecento, sendo delimitada aproximadamente pelas obras de maturidade de Leonardo da Vinci e o Saque de Roma.Foi a fase de culminação do Renascimento mas seu reconhecimento é importante porque ali se cristalizaram ideais que caracterizam todo o movimento renascentista: o Humanismo, a noção de autonomia da...
tracking img