Renascimento do teocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Renascimento: do teocentrismo ao antropocentrismo, uma nova visão acerca do homem e do mundo.

Leandro Marcos Costa
“Ó, suprema liberdade de Deus Pai! Ó, suprema e admirável felicidade do homem! Homem ao qual foi concedido obter aquilo que deseja e ser aquilo que quer. [...]” Pico de Mirândola.
O renascimento constitui um período de muitas transformações e de importância impar para a históriada humanidade e do pensamento filosófico, além de ter contribuído significativamente para o avanço científico. É de suma importância se ter conhecimento deste período da história para se compreender o desenrolar do homem moderno após a Idade Média.
Houve no período renascentista uma reformulação na forma com que o homem se comportava e vislumbrava o mundo. Essa mudança de comportamento eparadigmas se deu devido a diversos fatores que serão abordados logo mais neste artigo e que vale apena ler para compreender o que de fato motivou tão grandiosa transformação para a história da humanidade.
Através de obras de história da filosofia e também valendo-se do subsidio da História geral, foi possível fazer uma pesquisa bastante abrangente e diversificada para se compreender tal período, quedeixou seu legado na filosofia, na história, nas artes e nas ciências. Analisar estas multiformes tomadas pelo período renascentista é compreender uma grande mudança nos paradigmas do homem, que acabara de sair da Idade Média e se deparava com a sua própria existência e também com a natureza que estava a sua volta, a qual deveria ser explorada para ser compreendia de forma racional e sistematizada.No período renascentista, o homem passa a ter compreensão mais antropocêntrica do seu ser e a cerca de sua realidade (o que não excluía a possibilidade da existência de Deus, eles admitiam o ser transcendente e que possuía no âmago do seu ser algo divino, que possibilitava ao homem ver-se como um portador da graça e não apenas como um pecador miserável, esta nova perspectiva se faz materializadanas obras de artes que exaltavam a supremacia do ser humano e a sua respectiva beleza). Tem-se neste período, entre os séculos XV e XVI, uma nova leitura acerca do mundo e dos pensamentos acerca da natureza, até então sacralizados e dogmatizados pela forte influência que o poder da Igreja exercia no período medieval.
Houve também, uma produção cultural, artística e científica muito significativaneste período, perpassar pelos principais pensadores desta época histórica, é uma forma de também adentrar no pensamento do homem renascentista, que abre espaço para a secularização do mundo e um avanço sem precedente para as ciências.
“O renascimento é assim nomeado, por fazer uma retomada histórica às referências da antiguidade” (SHMIDT, 2005). Houve um interesse muito grande acerca dosescritos gregos para se compreender o homem no seu atual estágio. Foi uma forma de retomada a cultura antiga.
Houve todo um contexto histórico que contribuiu para que houvesse essa reflexão mais antropocêntrica acerca do Homem, tais transformações foram à transição do feudalismo para o capitalismo mercantil (sec. XV) e “a ascensão da burguesia, que através da acumulação de capital advinda do comérciointernacional, investia uma parte deste lucro na construção de palácios, igrejas e obras publicas” (ARRUDA, 1997, p.110). A criação da imprensa também foi um fator de suma importância, pois possibilitou a autonomia crescente dos filósofos e escritores e pesquisadores da natureza que se desvinculassem da Igreja. Além das grandes navegações, que estimulou o estudo científico do espaço terrestre e desua relação com o universo.
Com o renascimento, houve um novo modo de pensar e compreender o homem e o mundo, que se multiplicavam nas idéias dos pensadores. Deus passa a não ser mais o protagonista dos questionamentos do homem, que agora descobrira em si uma fonte inesgotável de inspiração e conhecimento, assim o homem e a natureza tornam-se centros quase que unânime dos questionamentos. A...
tracking img