Renascimento cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Renascimento cultural
Foi a volta da valorização das artes e das ciências que foram abandonadas na Idade Média. O Renascimento se deu entre os séc. XIV e XVI, começandonas principais cidades da Europa ocidental, tendo como referência as tradições clássicas grego-romana. O homem começou a se ver como a mais perfeita criação de Deus (humanismo). Os intelectuais humanistas acreditavam e Deus e na razão.
Com aumento das universidades, a criação da imprensa por Gutenberg no séc. XV criou-se uma burguesiaalfabetizada, que fez acelerar a difusão do Renascimento e do movimento protestante que estava nascendo, deixando de fora os pobres e analfabetos.
Começaram a pensar quepode ser explicado pelo homem (racionalismo), veio também o experimentalismo onde se tratava de entender a natureza e o próprio ser humano, o individualismo onde cada umera responsável por sua atitude ( com isso muitos retratos foram pintados neste período). E na tentativa de entender o mundo surgiu o universalismo.
A Itália foi o berçodo Renascimento. Principalmente em Florença, onde existiam família como os Médici que agiam como mecenas patrocinando a arte. Neste momento em que a burguesia lucrava comas rotas comerciais para o Oriente não era raro uma família abastada praticar o mecenato, sustentando um artista, um filósofo ou um sábio bizantino conhecedor de obrasclássicas e língua grega. Mais isso não era exclusividade dos burgueses o alto clero também investia na cultura, um exemplo de mecenas nesta classe é o Papa Júlio II. O mecenatoera uma forma de mostrar riqueza e poder , era de grande prestígio exibir obras de artes, artistas e intelectuais. Lourenço de Médici chegou a ser conhecido como Magnífico.
tracking img