Renascimento cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo sobre o Renascimento Cultural
1. Conceito:
* Renascimento cultural foi um movimento artístico-intelectual que, a partir do séc. XV, recusou o pensamento religioso medieval, colocando o serhumano no centro de todos os interesses.
2. Antecedentes –
* O Renascimento cultural, ou Renascença, foi marcado por um retorno aos valores e características da antiguidade clássica greco-romana.Os renascentistas faziam várias críticas ao período medieval, dominado pelos valores culturais e religiosos da Igreja.
* Por este motivo, para eles, a Idade Média foi um período de pouco avançocultural, que ficava entre a Antiguidade e a Modernidade. Modernidade era a forma como denominavam o período em que viviam.
* Assim, a Modernidade foi caracterizada como uma época de progressointelectual, na qual se fazia renascer a cultura clássica greco-romana. Daí a origem do termo Renascimento.
* Para os homens da época, a cultura greco-romana era muito superior à cultura medieval. Assim, aIdade Média passou a ser denominada Idade das Trevas.
* Vale ressaltar que, atualmente, o termo Idade das Trevas é questionado pelos historiadores.
3. Características –
* O Renascimento Culturalfoi um movimento com características próprias. Uma delas foi o retorno à cultura greco-romana, pois os renascentistas achavam que gregos e romanos tinham um conhecimento mais amplo da vida.
* Outracaracterística foi o humanismo e o antropocentrismo , pois o homem passou a ser o centro de todas as atenções – até então situado nas coisas divinas.
* Além disso, foi caracterizado pelo hedonismo eindividualismo , considerando a intensa preocupação como o prazer e a liberdade do indivíduo.
* Foi marcado também pelo racionalismo e valorização da natureza, uma vez que os renascentistas passarama adotar métodos experimentais e de observação da natureza.
* Vale ressaltar que estas características faziam um contraponto aos valores medievais, marcado, geralmente, pelo teocentrismo , pela...
tracking img