O Renascimento Cultural

Prof.º Leonardo Castro

Primeiro grande movimento cultural burguês dos tempos modernos, o Renascimentoenfatizava uma cultura laica (não-eclesiástica), racional e científica. Entretanto, embora tentasse sepultar os valores medievais,sobretudos os teocêntricos, apresentou um entrelaçamento dos novos e antigos valores.

Buscando subsídios na cultura greco-romana, oRenascimento foi a eclosão de manifestações artísticas, literárias, filosóficas e científicas do novo mundo urbano e burguês. Tendoinicio no século XV em Florença, a Renascença, se estendeu a Roma e Veneza e, a partir de 1500, ao resto da Europa.

Os seuselementos principais foram a redescoberta da arte e da literatura clássica da Grécia e de Roma, o estudo científico do corpo humano e domundo natural. O renascimento foi um movimento anticlerical e antiescolástico, pois a cultura leiga e humanística opunha-se à culturareligiosa medieval.

Assim, a partir do século XV encontramos paralelamente ao interesse pela civilização clássica, um menosprezopela Idade Média, associada a expressões como “barbarismo”, “ignorância”, “escuridão”, “noite de mil anos” ou “sombrio”, em suma, eraa “era das trevas”.

Inspirando-se, sobretudo, na Antiguidade Clássica, seu elemento principal foi o humanismo. A expressão [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Renascimento cultural e urbano. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Renascimento-Cultural-e-Urbano/159503.html

MLA

"Renascimento cultural e urbano" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Renascimento-Cultural-e-Urbano/159503.html>.

MLA 7

"Renascimento cultural e urbano." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Renascimento-Cultural-e-Urbano/159503.html>.

CHICAGO

"Renascimento cultural e urbano." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Renascimento-Cultural-e-Urbano/159503.html.