Renascimento cultural e cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Neste trabalho iremos falar um pouco sobre o renascimento, um grande movimento com características marcantes na área cultural, científica, econômica, política e religiosa queatingiram as camadas urbanas da Europa Ocidental, marcada pela passagem do mundo medieval para o moderno, levando uma nova ideia do homem sobre o mundo concretizando a ideia humanista.

RenascimentoCultural e Científico
Renascimento é o período da história da Europa entre o século XIII e XVII. Esse período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, no final da Idade Média e oinicio da Idade Moderna. Transformações evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo, quebrando as estruturas medievais,efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências. Houve mudanças significativas de o ser humano ver o mundo, em quanto na idade média o homem estava abaixo da igreja, sendo controlado, passou a sevalorizar tanto à si quanto a sua individualidade, força e criatividade.
Os humanistas procuravam combater os exageros do clero, e isso gerou uma série de conflitos, sendo muitos humanistasperseguidos.
Chamou-se Renascimento pela redescoberta das referências culturais da antiguidade clássica, levando a um ideal humanista e naturalista.
A primeira região italiana a se manifestar oRenascimento cultural foi Toscana, tendo Florença e Siena como seus principais centros, onde se espalhou pelo resto da península Itálica e depois para praticamente todos os países da Europa Ocidental.A Itália sempre foi o local com mais expressão, porem também ocorreram manifestações importantes na Inglaterra, Alemanha, Países Baixos e, menos intensas, em Portugal e Espanha, e em suas colôniasamericanas.

Principais Características
- Preocupação com a perfeição, especialmente ao se retratar o ser humano;
- Utilização de elementos geométricos, em função do que muitos artistas eram também...
tracking img