Renascimento Comercial E Urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução: No desenvolvimento deste trabalho, mostraremos a Idade Média se desenvolveu, tornando-se o que é.
Renascimento Comercial e Urbano. Resumo
            Na Baixa Idade Média, o sistemafeudal passou por profundas transformações. As cidades cresceram e com elas, o comércio e a produção artesanal  tiveram um grande impulso. Surgem novas rotas comerciais, feiras e a econômica monetária(uso de moedas na compra e venda de mercadorias)

A partir do século XII surgiram as feiras, onde vários mercadores e reuniam para as vendas de seus produtos (tecidos, peles, gados, couro, açúcar, sal,trigo). Nestas feiras surgiram também os cambistas que trocavam moedas e emprestavam dinheiro a juros.

Muitas cidades tiveram  que se libertar dos seus antigos senhores feudais através de pagamentosaos senhores (carta de franquia) ou através de uma ordem do rei (carta real). Há ainda casos de cidades que se libertaram através de guerras.

Nas cidades, um novo grupo de pessoas começaram a ganharimportância. São pessoas que se dedicam ao comercio: os burgueses. Os mercadores (burgueses) começam a circular por vários pontos da Europa.

A intensificação das trocas (feiras) levou ao surgimentode algumas rotas comerciais, isto é, caminhos utilizados pelos mercadores para realizar suas trocas comerciais. Estas rotas se tornariam importantes centros comerciais, como: Paris, Frankfurt,Colônia, Gênova, Veneza, Constantinopla e Flandres.

Muitos mercadores se organizavam para defender seus interesses comerciais e formavam associações de mercadores (exemplo: Liga Hanseática).

Com oressurgimento do comércio, as cidades começaram a crescer. Os nobres e os burgueses moravam com conforto e luxo, mas a maioria da população vivia em casas pequenas e pobres. As pessoas trabalhavam com ocomércio, artesanato e agricultura. Os artesãos se organizaram nas Corporações de Ofício para protegerem seus interesses. Os artesãos trabalhavam nas oficinas medievais e lá havia o mestre, o oficial, o...
tracking img