Renascent

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ismo
A fragmentada sociedade feudal da Idade Média transformou-se em uma sociedade dominada, progressivamente, por instituições políticas centralizadas, com uma economia urbana e mercantil, em quefloresceu o mecenato da educação, das artes e da música.
no período medieval, a questão dos direitos humanos não ganhou corpo. A sociedade estratificada e dividida era alavancada pelas relações devassalagem e dominação inscritas nos feudos. Garantias – direito à terra, à vida, à dignidade, à liberdade –, sob a ótica de um código e sistema legal, não abarcavam qualquer visibilidade. Nestecontexto, a liberdade do pensar, representar e reproduzir estava excluída, tendo em vista uma ampla massa de iletrados e analfabetos.

O declínio do medievo aponta para o ressurgimento de algumas aspiraçõese expectativas. O interesse pelas artes, cultura e equilíbrio de formas – na poesia, pintura, dramaturgia – retomam lugar nas preocupações humanas. Artistas e pensadores, como Erasmo de Roterdã eGiovanni Pico della Mirandola, anunciam, com o humanismo, um homem culto, apegado às artes, ao conhecimento e às sensibilidades. O direito à expressão da arte e da cultura anuncia um novo caminhar dahumanidade e suas formas de representação de si, da sociedade e da natureza. Nas artes, homens como Leonardo Da Vinci, sugerem a apreciação do belo, da liberdade e da criatividade.

As transformaçõessociais e econômicas, em período renascentista, revelam um novo tempo a delinear as relações humanas e culturais. É tempo de florescer do comércio, das navegações, de tomadas de outros territórios.Mudanças econômicas são acompanhadas por transformações na ordem política e nas representações legais. A noção do Estado Moderno a comandar relações e controlar “o estado de natureza“ – como sugeriráThomas Hobbes – insurge com força e vitalidade, indicando novas formas de regulação de existência e da relação entre as pessoas. A perspectiva do humano, portador de uma liberdade natural, concede...
tracking img