Ren Armand Dreifuss

577 palavras 3 páginas
René Armand Dreifuss Nasceu em Montevidéu, em 1945, filho único de um casal de judeus alemães expatriados às vésperas da Segunda Guerra. Bem jovem, viveu alguns anos no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, que era sua cidade preferida. Formou-se em história e ciência política pela Universidade de Haifa, Israel. Obteve, na Grã-Bretanha, em 1974, sempre na área da ciência política, o título de mestre na Universidade de Leeds, e o de doutor na Universidade de Glasgow, Escócia, em 1980.
Concluída esta etapa, integrou-se em 1980 ao Departamento de Ciência Política da UFMG, onde permaneceu por cinco anos.
Em 1985, voltou a residir no Rio de Janeiro, transferindo-se para a Universidade Federal Fluminense (UFF) onde lecionou na graduação e na pós graduação até seu falecimento. Ali fundou o Núcleo de Estudos Estratégicos e colaborou, como pesquisador associado, na criação e desenvolvimento do núcleo homônimo da Universidade de Campinas (Unicamp), ao qual sempre foi muito ligado. Participou igualmente de projetos de pesquisa em outros centros do Rio de Janeiro.
Poliglota (falava e escrevia em espanhol, português, inglês, francês, alemão e hebraico), publicou, em revistas brasileiras e internacionais, várias dezenas de artigos sobre assuntos políticos nacionais e latino-americanos, Forças Armadas e sociedade e, nos últimos tempos, cultivando a abordagem multidisciplinar, relações internacionais. Escreveu vários livros, sendo logo o primeiro um best-seller, que vem merecendo sucessivas edições, 1964: A Conquista do Estado(Vozes, 1981). Seguiram-se a Internacional Capitalista (Espaço & Tempo, 1986); O Jogo da Direita na Nova República (Vozes, 1989); Política, Poder, Estado e Força - Uma Leitura de Weber (Vozes, 1993); A Época da Perplexidade (Vozes, 1996).
Naturalizado brasileiro, aqui se casou três vezes, tendo em seu primeiro matrimônio com Áurea Fuks seu único e muito querido filho, Daniel que é coprodutor do longa-metragem 'No', de Pablo Larraín, um dos cinco

Relacionados

  • censura-imprensa-estado-autoritario.
    106328 palavras | 426 páginas
  • A Historia Secreta Da Rede Globo
    95118 palavras | 381 páginas
  • 65436321 4 NEVES Direita Para O Social E Esquerda Para O Capital
    91558 palavras | 367 páginas