René descartes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
René Descartes
(1596-1650)

Filósofo, cientista e matemático francês, René Descartes é conhecido como "o pai da filosofia moderna". Descartes tentou direcionar o estudo da filosofia para umanova direção, recusando-se a aceitar os pensamentos que predominavam na época. Suas contribuições revolucionaram o estudo da filosofia.
VIDA
Descartes nasceu em La Haye, na França, filho de umafamília nobre. Foi educado na Universidade Jesuíta de La Flèche, em Anjou, onde aprendeu matemática e filosofia escolástica - o ramo de filosofia que dominava o pensamento na época -, além dos tradicionaisestudos clássicos. Sob a influência dos jesuítas e devido ao cenário na França, o catolicismo exerceu uma grande influência sobre Descartes ao longo de sua vida.Após terminar a escola, Descartesestudou direito na Universidade de Poitiers, tendo se formado em 1616. Porém, ele nunca exerceu a profissão.
Em 1618, Descartes entrou para o exército holandês, com a intenção de seguir carreira militar.Durante vários anos, ele serviu em outros exércitos; foi enquanto servia ao exército bavário que Descartes decidiu dedicar sua vida à filosofia.
De 1616 a 1624, Descartes viajou pela Europa. Entre1624 e 1628 ele viveu na França, e durante esta permanência no país, Descartes se dedicou ao estudo da filosofia e da ciência. Em 1628, quando vendeu suas posses na França, ele se mudou para a Holanda,onde passou quase todo o resto de sua vida.
Descartes nunca se casou.
Em 1637, Descartes publicou seu livro “O Discurso do Método”, apresentando suas teorias sobre meteorologia, ótica e matemática.Em 1641, Descartes publicou “Meditações”, que começa desenvolvendo questões sobre o conhecimento. Nessa obra, ele parte do cepticismo e por meio de diversas meditações cuidadosamente pensadas,estabelece a estrutura para a possibilidade do conhecimento.
Em 1644 publicou “Princípios de Filosofia”. “Princípios de Filosofia” é uma obra importante, com afirmações que causaram discussões. Entre...
tracking img