Reltarorio sociologia - surplus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório do filme

“Surplus: Terrorized Into Being Consumers”


SOCIOLOGIA





O filme “Surplus: Terrorized Into Being Consumers”, dirigido por Erik Gandini, trabalha inicialmente comosendo uma critica ao consumismo e aos sistemas políticos, porém, ao decorrer do filme vemos que ele relaciona essas questões com um olhar sobre o jeito de ser e de viver do humano. O tema põe emdiscussão a vida em sociedade e as ordens explicitas por essa mesma, contra a própria essência humana.

Ele discute as necessidades do homem e quais são as conseqüências destas para o nosso ambiente, comoas maneiras que o humano criou para controle social que acabam comprometendo todo o ecossistema terrestre. Podemos perceber que um dos pontos de discussão mais importante de hoje seria do equilíbrioambiental, que é levado ao nosso nível consciente às conseqüências desse assunto. O filme debate com base nos sistemas de organização capitalista e socialista, as formas nas quais os homens, que sãoexpostos a tais sistemas, agem de acordo com determinadas situações, e observamos que cada um tem sua própria maneira de pensar e de agir, os unido com uma manutenção de ordem estatal.

Com essasdiscussões, o foco do sistema político-econômico é desviado para os pilares que o sustenta. Tendo presença o presidente dos EUA, George W. Bush, Steve Ballmer e Bill Gates, que aparecem defendendo aideologia neoliberal e o capitalismo consumidor. E como contragolpe Gandini concentra as atenções no modo de vida socialista, dando como exemplo o sistema instalado em Cuba por Fidel Castro que por suavez defende sua ideologia não consumista. Mesmo sendo dois sistemas que tem vários opostos, observamos pontos onde ambos os sistemas obtêm certo acordo de idéias, como por exemplo, ambos utilizam dosmeios de comunicação geral para divulgar mensagens que padronizam pensamentos, subjugando corações e mentes, transformando indivíduos em parceiros que garantem a manutenção dos sistemas. Ao demonstrar...
tracking img