Relrelação homem x mulher

2054 palavras 9 páginas
Introdução

A cultura brasileira é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. Não existe uma cultura brasileira perfeitamente homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil.
Será abordado a seguir algumas passagens históricas que foram influentes para a sociedade e a cultura.

O fim da escravidão no Brasil

Foi na segunda metade do século XIX, que surgiu o movimento abolicionista em nosso país, este movimento defendia a abolição dos escravos no Brasil. Um dos principais abolicionistas deste período foi Joaquim Nabuco.
O sul do Brasil passou a empregar trabalhadores assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros, a partir de 1870. Na região Norte os engenhos foram substituídos pelas usinas produtoras de açúcar, isso possibilitou o uso de um número menor de escravos. Nos centros urbanos, os principais, foi grande a necessidade do surgimento de indústrias. Tentando não causar prejuízos financeiros aos proprietários rurais, o governo brasileiro, pressionado pelo Reino Unido, foi alcaçando seus objetivos lentamente.
O ponto de partida desse processo foi em 1850, com a extinção do tráfico de escravos no Brasil, Lei Euzébio de Queiroz. Após vinte e um anos, no dia 28 de setembro de 1871, a Lei do Ventre-Livre foi promulgafa, esta tornava livres os filhos de escravos que nacessem a partir da decretação da lei. No entanto, essa crianças ficavam sob tutela dos senhores até completarem 21 anos de idade.
Em 1885, foi promulgada a lei Saraiva-Cotegipe, conhecida também como Lei dos Sexagenários) que beneficiou os negro com idade superior de 65 anos de idade.
Antes tarde do que nunca, o Brasil foi o último país a abolir os escravos, no dia 13 de maio de 1888, atravé da Lei Áurea, que a liberdade total e definitiva foi alcançada pelos negros brasileiros. Lei assinada pela Princesa Isabel, filha de D. Pedro II, que abolia de vez a escravidão no Brasil.
O trabalho

Relacionados