RelQui7

533 palavras 3 páginas
7º Relatório

De

Química

Introdução

A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos saturados (compostos orgânicos formados somente por carbono (C) e hidrogênio (H) e que apresentam somente ligações simples entre carbonos), com cadeias carbônicas que contenham de cinco a oito carbonos. Obtida a partir da destilação de petróleo, a gasolina não é uma substância pura e isso tem a ver com o funcionamento do motor nos automóveis.
Quanto maior a resistência da gasolina à compressão do motor, melhor é a gasolina. Quanto mais resistente for a gasolina, maior será seu índice de octanagem. Para obter índices de octanagem bastante elevados, até mesmo acima de 100%, são adicionadas à gasolina substâncias denominadas antidetonantes. Dentre essas, a que antigamente costumava-se usar era o chumbo tetraetila (). Porém, ele está sendo banido e já é proibido no Brasil, em virtude do seu alto teor de toxidade.
Portanto, como substituinte do chumbo tetraetila, no Brasil, o álcool anidro (sem água) ou o etanol () é adicionado na gasolina, agindo como antidetonante e aumentando a eficiência desse combustível. No entanto, não se pode adicionar qualquer quantidade de álcool na gasolina. A legislação determina uma porcentagem de álcool que pode ser colocada na gasolina. Um teor maior ou menor do que esse compromete a qualidade do produto. É este teor que esse experimento procura obter.

Experimento 7 – Determinação do Teor de Etanol na Gasolina
Parte Experimental
Materiais
Proveta de 500 mL ou 1000 mL
Proveta de 100 mL
Pipeta Volumétrica de 50 mL
Pipeta Graduada de 50 mL
Bastão de Vidro
Pisseta de Água Destilada
Papel Alumínio
Pera

Reagentes
Gasolina Comercial

Procedimento experimental
Com auxílio da pipeta volumétrica, meça uma amostra de 50 ml de gasolina e transfira para a proveta de 100 ml. Reserve.
Com auxílio da pipeta graduada, meça uma amostra de 50 ml de água destilada e transfira para aquela proveta de 100 ml que contém gasolina.
Agite a mistura

Relacionados