Relogio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relógio é qualquer dispositivo que, através da determinação de intervalos regulares, permite medir o tempo.
Os relógios e cronômetros se incorporaram, em definitivo, ao cotidiano das pessoas. A leitura do seu relógio indica o intervalo de tempo decorrido desde a meia-noite ou o meio-dia. A leitura do cronômetro indica o intervalo de tempo decorrido desde quando ele foi acionado.
A seguiranalisaremos a evolução dos relógios.
Relógio de agua
A clepsidra ou relógio de água foi um dos primeiros sistemas criados pelo homem para medir o tempo. Trata-se de um dispositivo movido a água, que funciona por gravidade, no mesmo princípio da ampulheta (de areia).
Nas clepsidras de recipientes cilíndricos ou em forma de paralelepípedo, com o passar do tempo, à medida que o nível caía, a pressãotambém se reduzia, reduzindo a vazão da água, prejudicando a linearidade da medição. Os antigos egípcios graduaram os recipientes fonte e receptor para compensar essas diferenças e também implementaram os recipientes em forma de cones, visando a atenuar os problemas da pressão. Ainda assim, uma precisão muito melhor não era obtida.

Relógio de AreiaA 
ampulheta é, com o quadrante solar ea clepsidra, um dos objetos mais antigos de medir otempo. Também é conhecida como relógio de areia.
É constituída por duas âmbulas (recipientes cónicos ou cilíndricos) transparentes que se comunicam entre si por um pequeno orifício que deixa passar uma quantidade determinada deareia de uma para a outra - o tempo decorrido a passar de uma âmbula para a outra corresponde, em princípio, sempre ao mesmoperíodo de tempo. Eram frequentemente utilizadas em navios (onde se usavam ampulhetas de meia hora), em igrejas e, no início da utilização do telefone, servia, em alguns locais, para contar o tempo despendido numa chamada (no Norte de Portugal, por exemplo, esta prática era comum em algumas casas comerciais).Foi muito utilizada na arte para simbolizar a transitoriedade da vida. A morte, por exemplo, émuitas vezes representada como um esqueleto com uma foice numa das mãos e uma ampulheta na outra.O nome vem do romano ampulla (redoma).

Relógio Mecânico

construido um relógio mecânico baseado em engrenagens e pesos. Quanto à construção do primeiro relógio mecânico existem algumas controvérsias. Uma corrente considera que o primeiro contrutor de relógios foi o monge francês Gerbert,posteriorente Papa Silvestre II. Outras grandes construtores e aperfeiçoadores dos relógios foram; Ricardo de Walinfard (1344); Santigo de Dondis (1344) e o seu filho João de Dondis que ficou conhecido como "Horologius" e Henrique de Vick (1370).Já o primeiro relógio de bolso foi construído em Nuremberg por Pedro Henlein.

Relógio elétrico

Poderá parecer, à primeira vista, que os relógios elétricossão frutos de um trabalho relativamente recente, uma vez que a própria eletricidade teve sua grande expansão neste século e muitas utilidades elétricas só apareceram, e se generalizou o seu uso, há apenas algumas décadas. Isso, porém, não sucede. A ciência da medição do tempo, sempre presente durante toda a evolução humana, é talvez uma das que mais cedo se ligaram à eletricidade. De fato, aeletricidade foi aplicada com resultados positivos à relojoaria, pela primeira vez no ano de 1830, pelo físico Zamboni, de Verona, que comunicou sua invenção, em 1832, à Associação de Industria da Sociedade das Artes de Genebra. Nessa época, embora tratando-se de experiências de laboratório, um pêndulo dói efetivamente posto a funcionar pela eletricidade, que se tornou, desde então, mais um elementomotor com que a relojoaria passaria a contar. Os outros elementos eram: o peso, usado desde o século XIII, e a fita de mola enrolada, ou seja, a corda do relógio ou mola real, que apareceu no século XVI; anteriormente, nos primórdios da relojoaria, ainda tivemos a água que fora usada para mover as engrenagens das clepsidras mecânicas, através de bóias que acompanhavam a descida do nível do...
tracking img