RELIGIÃO COMO FATOR DE MANUTENÇÃO e/ou MUDANÇA DA ORDEM SOCIAL

653 palavras 3 páginas
RELIGIÃO COMO FATOR DE MANUTENÇÃO e/ou MUDANÇA DA ORDEM SOCIAL

As sociedades possuem estruturas de relações sociais. Os grupos sociais constituem um universo de representações – uma espécie de realidade em um segundo nível – que interpreta a realidade material, a relação da pessoa humana com a natureza e as relações sociais, dando-lhes um sentido. É este sentido que fornece a base para os sistemas de práticas sociais que possibilitam a reprodução das relações, oferecendo assim, um modelo ou quadro de comportamento para os indivíduos ou grupos.
Situando-se no universo das representações, a religião intervém ao mesmo tempo, na definição do sentido e na orientação das práticas. Ela pode tanto fornecer a explicação e a justificação das relações sociais como construir o sistema das práticas destinadas a reproduzi-las. Exemplo disso pode ser o hinduísmo, com o sistema de castas, ou o feudalismo europeu, com base no poder sobrenatural do dono do feudo.
A religião pode também motivar e justificar movimentos de ruptura ou protesto social. Certos protestos baseiam-se na referência à antiga ordem ou a uma utopia a-histórica. Nesse caso, expressa uma dupla alienação: uma que resulta da introdução das relações sociais capitalistas e a outra que projeta em um passado ou em uma utopia pós-histórica à solução das contradições resultantes do capitalismo (movimentos milenaristas e alguns movimentos messiânicos).
Em outros casos a atuação religiosa refere-se a uma utopia, ao mesmo tempo, intra e pós-histórica, que desemboca em uma consciência revolucionária. Nesses casos, em alguns setores da América Latina, por exemplo, a fé religiosa atua como motivação ética de um projeto social secular que se traduz em verdadeiros projetos revolucionários. É o que ocorre em organizações como pastorais sociais, algumas ONGs, alguns movimentos sociais ou partes desses como MST, movimentos de moradia, movimento contra o racismo, movimento pela libertação da mulher, pela causa indígena

Relacionados

  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas
  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas
  • Rezek completo
    130493 palavras | 522 páginas
  • BADARO Gustavo
    550748 palavras | 2203 páginas